Comissão de Meio Ambiente visitará a PCH Galera em Nova Lacerda

Redação PH

Redação PH

consumo das festas de final de ano aumentam a produção de resíduos na capital

Comissão de Meio Ambiente visitará a PCH Galera em Nova Lacerda

Os membros da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Assembleia Legislativa farão uma visita técnica à PCH Galera no município de Nova Lacerda. O objetivo é verificar in loco as condições reais e os possíveis impactos da obra na natureza. Para que a visita ocorra de forma técnica e que sejam analisados todos os aspectos que possam impactar negativamente o meio ambiente, a comissão vai requerer que a Assembleia Legislativa disponibilize engenheiros especializados nas áreas afins. O autor da proposta, deputado Pedro Satélite, disse que, entre essas preocupações, é necessário analisar, por exemplo, se haverá matança de peixes e como se dará a construção.

A empresa Brookfield Energia, responsável pelo empreendimento, solicitou vistas ao processo da PCH, que tramita na comissão. A vista foi concedida. A concessão de vista e o debate ocorreram durante a 3ª reunião ordinária da comissão, na tarde de hoje (23.09). Estiveram presentes à reunião os deputados Dilmar Dal Bosco (presidente), Pedro Satélite (vice-presidente), Mauro Savi e José Domingos Fraga (membros titulares).

Na ordem do dia a comissão analisou cinco projetos de leis de autoria dos parlamentares e concedeu pareceres favoráveis em todos. São eles: Projeto de Lei 374/2015, do Coronel Taborelli, que dispõe sobre a obrigatoriedade de utilização de materiais recicláveis durante campanhas eleitorais no estado de Mato Grosso; PL 455/15, de Saturnino Masson, que dispõe sobre a obrigatoriedade da distribuição gratuita de sacolas plásticas ecológicas e oxi-biodegradável a consumidores nos eventos em ginásios esportivos, estádios e arenas.

Ainda, PL 416/2015, de Wagner Ramos, que determina o uso de energias renováveis na geração de calor em edificações novas de propriedade do estado de Mato Grosso; PL 487/15, de Dilmar Dal Bosco, que institui o Programa de Coleta Contínua do resíduo eletrônico em Mato Grosso; PL 499/15, de Eduardo Botelho, que dispõe sobre o cadastramento, monitoramento e recuperação das nascentes, matas ciliares e entornos do Rio Cuiabá e seus afluentes e dá outras providências.

+ Acessados

Veja Também