Comissão de Educação aprova projeto que reconhece interesse turístico Parque de Chapada dos Guimarães

Assessoria

Assessoria

Comissão de Educação aprova projeto que reconhece interesse turístico Parque de Chapada dos Guimarães

Durante a 5ª reunião ordinária da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), ealizada na manhã de hoje (19), os deputados analisaram e aprovaram todos os projetos debatidos, sendo, nove deles Projetos de Lei e outros dois de Resolução.

Com parecer favorável, o PL 686/21, de autoria do deputado Wilson Santos (PSDB) está entre os aprovados. A propositura reconhece como de interesse turístico do Estado de Mato Grosso o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

De acordo com a justificativa do projeto, a área contém cachoeiras de águas cristalinas que deságuam em diversos cenários rochosos, rios que cortam vales e enormes caninos, serpenteando uma vasta paisagem natural de um amplo cerrado. “O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães apresenta-se para quem deseja conhecer uma das unidades de conservação mais bonitas do Brasil”, disse o presidente da comissão e autor do projeto, deputado Wilson Santos.

“O reconhecimento de interesse turístico do Estado garante destinação de recursos e possibilidades de realização de parcerias para sua preservação”, reforça o deputado.

Parque de Nacional – Localizado no centro de Mato Grosso, entre Cuiabá e a cidade da Chapada dos Guimarães, o Parque Nacional, que abrange uma área de 32.630 hectares, foi criado em 12 de abril de 1989 com objetivo de preservar os ecossistemas de cerrado, savana, matas de encosta e ciliares, inúmeros sítios arqueológicos, monumentos históricos e ainda cabeceiras de vários rios que compõem as bacias hidrográficas Alto Paraguai e Amazônica.

Dentro de uma extensa área de planalto, o relevo da Chapada dos Guimarães caracteriza-se pela presença de grandes encostas e escarpas de arenito vermelho que vão de 600 a 800 metros de altitude.

Este complexo rochoso apresenta-se em canyons e ruínas de curiosas formas diferentes. A região, borda do Planalto Central Brasileiro, situa-se sobre uma das mais antigas placas geológicas do planeta.

“Nas paisagens da região é possível observar orquídeas, bromélias, ipês, jatobás, babaçus, buritis, perobas e diversas flores de tamanho, cor e forma compõem a rica flora do cerrado brasileiro, que é predominante na Chapada dos Guimarães”, comentou Santos.

Além das flores, árvores frutíferas aparecem em grandes quantidades, tais como o pequizeiro, o cajuzinho e a mangabeira, sendo possível comprar, em vários restaurantes e lanchonetes, compotas de doces caseiros dessas frutas típicas. As plantas medicinais usadas na fitoterapia também são bem encontradas no cerrado.

Confira os projetos analisados e votados na reunião de hoje.

PL 686/2021. Autor deputado Wilson Santos. Reconhece como de interesse turístico do Estado de Mato Grosso o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Parecer favorável.

PL 688/2021. Autor Wilson Santos. Reconhece o estilo de música e dança Rasqueado como de relevante interesse cultural e como patrimônio imaterial do Estado de Mato Grosso. Parecer favorável.

PL 672/2021. Autor Wilson Santos. Dispõe sobre a obrigatoriedade das plataformas de streaming de reter o pagamento referente à monetização de conteúdos de artistas e produtores que tenham cometido crimes relacionados à violência doméstica e/ou ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes até o trânsito em julgado do processo criminal. Parecer favorável.

PL 771/2021. Autor Valdir Barranco. Fixa prazo para a implementação do disposta na Lei Federal nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017, no âmbito do Sistema de Ensino do Estado de Mato Grosso e dá outras providências. Parecer favorável.

PR 171/2021. Autor Wilson Santos. Concede a Comenda Marechal Cândido Rondon ao Ilustríssimo Senhor Carlos Roberto Cardoso. Parecer favorável.

PR 194/2021. Autor Xuxu Dal Molin. Concede a Medalha de Honra ao Mérito Esportivo “João Batista Jaudy” ao Senhor Romário Diego Marques, medalhista de ouro na modalidade “GoalBall” nas Paraolimpíadas de Tóquio em 2021. Parecer favorável.

PL 713/2021. Autor Dr. Eugênio. Institui a Lei de Incentivo, Proteção e Respeito aos Ciclistas no âmbito do Estado de Mato Grosso, e dá outras providências. Parecer favorável.

PL 749/2021. Autor Wilson Santos. Cria o Programa de Incentivo à Prática Desportiva no Sistema Socioeducativo e dá outras providências. Parecer favorável.

PL 753/2021. Autor Wilson Santos. Dispõe sobre a criação da Feira Itinerante de Arte, Cultura, Artesanato e Gastronomia do Estado de Mato Grosso e dá outras providências. Parecer favorável.

PL 277/2019. Autor Sebastião Rezende. Dispõe sobre a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate à erotização infantil (sexualização precoce) nas escolas públicas do Estado de Mato Grosso. Parecer favorável (ficando prejudicados os apensados: 681/21 e 731/21).

PL 331/2021. Autor Allan Kardec. Institui a política de Educação Física na Rede Estadual de Ensino e dá outras providências. Parecer favorável (nos termos do substitutivo nº 01).

Próxima reunião está marcada para o dia 16 de novembro, às 10 horas.

+ Acessados

Veja Também