Comissão da Câmara discutirá ampliação da Lei de Cultivares

Redação PH

Redação PH

dia mundial do rock promete abalar as estruturas de rondonópolis

Comissão da Câmara discutirá ampliação da Lei de Cultivares

O aprimoramento da Lei de Proteção de Cultivares, quehá 18 anos introduziu o conceito de propriedade intelectual no campoao impedir a produção e comercialização, por terceiros, de novasvariedades sem autorização do pesquisador, será alvo de discussão emcomissão especial instalada nesta quarta-feira (17/06), na Câmara dosDeputados.

Ao conceder a exclusividade de exploração da cultivarao pesquisador, a norma tem como objetivo estimular o desenvolvimentode novos produtos, tecnologias e insumos. Mas esta nova comissãoentende que, com o avanço tecnológico ocorrido no campo nos últimosanos, algumas regras precisam ser atualizadas.

Os parlamentares analisarão o Projeto de Lei (PL)827/2015, do deputado Dilceu Sperafico (PP-PR), que altera a Lei 9.456(conhecida como Lei de Cultivares). “Passamos por uma revolução nocampo nos últimos dez anos”, afirma o deputado Adilton Sachetti(PSB-MT), que foi eleito terceiro vice-presidente da comissãoespecial.

“A tecnologia mudou totalmente a atuação dosprodutores. Isso deve ser rediscutido, atualizado, de modo a trazersegurança jurídica para o produtor rural”, acrescenta Sachetti.

A comissão especial será presidida pelo deputadoEvandro Roman (PSD-PR). Também foram eleitos Onyx Lorenzoni (DEM-RS)como primeiro vice-presidente, Evair de Melo (PV-ES) como segundovice-presidente e Nilson leitão (PSDB-MT) como relator. O tucanoexplica que uma das prioridades é ouvir os setores interessados.

“Nos espelharemos em modelos de países comexperiências de sucesso, como a França, que tem uma legislação muitopróxima da que o Brasil deseja”, diz Leitão. “Mas o principal é dar agarantia de que o produtor não ficará refém de alguns monopólios deinformação”.

O prazo para apreciação da matéria na comissãoespecial é de 40 sessões. Se for aprovado, o texto segue direto paravotação no plenário da Câmara.

+ Acessados

Veja Também