Comissão da AL participa de audiência do Conselho Estadual de Educação

Redação PH

Redação PH

mazette acompanha recuperação de estradas de acesso ao maria flávia

Comissão da AL participa de audiência do Conselho Estadual de Educação

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura e Desporto realizou a terceira reunião ordinária do ano e, além de apreciar as matérias da pauta, confirmou a presença de seus membros na audiência para discutir os planos de educação e formas de financiamento da área, pelo Conselho Estadual de Educação. O evento acontece nesta segunda-feira (13), a partir das 14 horas, no auditório Licínio Monteiro. O coordenador da Campanha Nacional pelo Direto à Educação, Daniel Cara, confirmou presença.

O presidente da comissão, deputado Wilson Santos (PSDB), anunciou também que, em agosto, apresentará o relatório com o resultado das audiências públicas realizadas para discutir o modelo ciclado de educação. O documento deverá conter um diagnóstico real da atual situação do ensino em Mato Grosso.

Para o deputado tucano, que acompanhou todas as audiências realizadas em oito regiões diferentes do estado, a situação da educação pública é um “fracasso total”. Ele destacou ainda que, se não fosse o sistema de cota, os filhos de pobres dificilmente teriam acesso às universidades, pois é lamentável a qualidade do ensino em Mato Grosso.

“Em agosto, vou apresentar o resumos dos trabalhos sobre as audiências, doa a quem doer. É um crime o que o Estado vem fazendo com o mais pobre. Um ensino de péssima qualidade e o descompromisso é de todos os agentes. Nem o modelo ciclado e nem o seriado funcionam. Os dois modelos são fracassados”, afirmou.

Santos comentou ainda sobre um projeto de lei que busca federalizar o ensino fundamental. Para ele, esta seria uma alternativa viável, sendo possível garantir, inclusive, um salário mais elevado aos professores.

O deputado José Carlos do Pátio (SD) apresentou a proposta para que a comissão, no segundo semestre, convide pessoas ligadas aos setores de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura e Esporte para participar das reuniões, tanto com sugestões e esclarecimentos, mas também que possam até ser homenageadas. Pátio ainda requereu informações do governo sobre o orçamento dos quatro anos da gestão anterior e da atual para analisar a aplicação dos recursos e os investimentos.

O deputado Emanuel Pinheiro (PR) destacou a importância da decisão do governador Pedro Taques (PDT) ter escolhido Várzea Grande para sediar o Parque Tecnológico e solicitou à secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Luzia Helena Trovo Marques de Souza, para informar os indicadores e explicar qual o projeto da pasta para o parque.

+ Acessados

Veja Também