Comissão cobra sanção de projeto que cria auxílio emergencial a professores interinos de MT

Comissão cobra sanção de projeto que cria auxílio emergencial a professores interinos de MT

Deputados que integram a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso pediram, durante reunião nesta quinta-feira (28), que o governador Mauro Mendes sancione o Projeto de Lei nº 365/2020, que estabelece o pagamento de auxílio emergencial no valor de R$ 1.100,00 a professores interinos da rede pública estadual.

O projeto foi aprovado em segunda votação pelos 24 deputados estaduais no dia 20 de maio, nos termos do substitutivo integral 02. Caso seja sancionada, a medida deverá reduzir o impacto da suspensão dos contratos de trabalho dos professores devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Os profissionais estão sem receber salário desde o mês de abril.

O presidente da Comissão de Educação, deputado Valdir Barranco (PT), disse que vai pedir ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), que agende uma reunião entre os deputados que integram a comissão e o governador para discutir o assunto.

“Vamos tentar sensibilizar o governador da importância e da necessidade de sancionar esse projeto de lei. Quero aqui me solidarizar com os professores interinos, que estão passando por necessidades. São pais e mães de família. A maioria é mulher, professora, que mantém a casa. As contas não param, os boletos não param e as ameaças de corte de energia, de água e farmácia já começam a chegar”, salientou.

Vice-presidente da comissão, o deputado Thiago Silva (MDB) reforçou a importância dos professores e o compromisso com a educação. “Fui aluno de escola pública e sei que esses professores são verdadeiros guerreiros e têm cumprido sua tarefa, por isso não podemos abandoná-los. Temos que cobrar do governo uma resposta o mais rápido possível”.

Também se manifestaram favoráveis à medida os deputados Dr. João (MDB) e Sebastião Rezende (PSC). “Temos que tomar uma atitude. Cobrar de uma forma bem rígida e tentar, de alguma forma, arrumar algumas ideias para ajudar esses profissionais. São nossos educadores, são pessoas muito importantes para a nossa sociedade”, afirmou Dr. João.

“Os professores interinos já estavam contando com o dinheiro que iam receber e infelizmente essa situação da pandemia trouxe para o estado a dificuldade e impossibilidade de contratação, mas a Assembleia tem trabalhado muito em todas as áreas para minimizar o sofrimento da nossa população. Esperamos que o governador sancione esse projeto”, acrescentou Rezende.

Projetos de Lei – Durante a reunião foram aprovados os pareceres favoráveis aos projetos de lei nº 514/19, 921/19, 986/19, 1273/19, 11/20, 45/20, 86/20, 88/200, 106/20, 143/20 e 331/20; e derrubados os pareceres contrários aos projetos de lei nº 415/19 e 603/19. O projeto de lei nº 682/19 foi retirado de pauta e o deputado Valdir Barranco pediu vista dos PL’s n° 1202/19 e 140/20.

+ Acessados

Veja Também