Comissão abre consulta pública sobre incorporação de novas tecnologias no SUS

Redação PH

Redação PH

estado amplia procedimentos cirúrgicos em rondonópolis

Comissão abre consulta pública sobre incorporação de novas tecnologias no SUS

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) está com seis consultas públicas em aberto para receber da população e da comunidade científica contribuições sobre a incorporação de tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS). As críticas e sugestões podem ser enviadas até 13 de abril.

Estão em consulta as propostas de atualização dos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas para as doenças de Parkinson, espondilite ancilosante, artrite psoríaca, de Gaucher e hepatite C e coinfecções. Também está em consulta a utilização de oxigenoterapia hiperbárica para o tratamento do pé diabético.

Os relatórios com as recomendações preliminares da comissão e os formulários para contribuições estão disponíveis nositeda Conitec.

No site estão disponíveis dois formulários eletrônicos, um para contribuições de cunho técnico-científico e outro para que pacientes ou seus responsáveis relatem suas experiências no uso de medicamentos, produtos e procedimentos.

Segundo o órgão, as consultas públicas têm o objetivo de estimular a participação social e embasar as decisões sobre formulação e definição de políticas públicas. O processo de avaliação de tecnologias em saúde antecede a incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias no SUS.

Após discutir sobre as contribuições recebidas nas consultas públicas, os membros do plenário vão emitir recomendação final sobre o medicamento ou tecnologia avaliado. O relatório técnico com a recomendação da Conitec é, então, encaminhado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, que decide se o medicamento ou tecnologia será incorporado ao SUS

+ Acessados

Veja Também