Comércio registra melhor resultado para julho desde 2013

Redação PH

Redação PH

comércio registra melhor resultado para julho desde 2013

Comércio registra melhor resultado para julho desde 2013

Diante da recuperação da economia, as vendas do comércio varejista registraram, em julho, o quarto crescimento mensal consecutivo. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta terça-feira (12), mostram que houve avanço de 3,1% frente a igual período do ano anterior – o melhor resultado para esse tipo de comparação desde 2013.

Móveis e eletrodomésticos, tecidos e calçados, material de escritório e material de construção foram os principais responsáveis pelo desempenho positivo do período. Parte desse movimento de alta de vendas foi influenciado pela queda da inflação, pela redução dos juros e pela medida do governo que liberou o saque de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

“Esses dados mostram um crescimento consistente do varejo que é evidenciado pelo acumulado de janeiro a julho, que mostra um crescimento de 0,3%”, observou Isabella Nunes, técnica do IBGE responsável pela pesquisa. O indicador ainda mostrou resultados positivos em outros recortes. Na média móvel trimestral, a alta foi de 0,4%; comparado com junho, a pesquisa mostrou estabilidade nas vendas.

Entre todos os segmentos observados pelo IBGE, apenas combustíveis e lubrificantes apresentaram retração na comparação com julho do ano passado. O melhor desempenho do período ficou com tecidos vestuários e calçados, que cresceu 15,5%; o segundo lugar ficou com móveis e eletrodomésticos, com 14,8%.

Estados

Os números mostram que o avanço foi disseminado entre as unidades da Federação. Na comparação com julho de 2016, 20 das 27 registraram crescimento. Os destaques foram Santa Catarina (14,2%) e Alagoas (10,3%).

+ Acessados

Veja Também