Comércio em MT teve queda de 10,5% em um ano, diz IBGE

Redação PH

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Comércio em MT teve queda de 10,5% em um ano, diz IBGE

Em Mato Grosso, o comércio varejista apresentou queda no volume de vendas de -10,5% em abril na comparação abril de 2014. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (16) e mostram que, das 27 Unidades da Federação 22, contando com Mato Grosso, apresentaram quedas no volume de vendas na comparação entre os dois meses.

Além de Mato Grosso, os destaques ficaram com Goiás, com -11,2%; Paraíba (-11,0%); e Amapá (-9,2%).
O resultado do volume de vendas no varejo, na comparação abril de 2015 sobre o mês de março (com ajuste sazonal), foi negativo para 20 estados brasileiros, ressaltando-se: Roraima, com -2,6%; Amapá (-2,5%); Pará (-1,9%); e Bahia (-1,8%). Em Mato Grosso, a queda foi de -1,5%. As maiores taxas positivas ocorreram em Amazonas (3,0%); e Rio Grande do Sul (1,0%).

Em relação ao comércio varejista ampliado, vinte e seis estados registraram resultados negativos, em termos de volume de vendas, na comparação com o mesmo período do ano anterior, destacando-se: Espírito Santo (-22,3%); Goiás (-15,8%); Mato Grosso (-15,7%); e Paraíba, com -15,4%.

No país, na relação de abril de 2015 a abril de 2014 (série sem ajuste), considerando o volume de vendas, seis das oito atividades do comércio varejista registraram variações negativas. Por ordem de contribuição negativa à taxa global, os resultados foram os seguintes: -16,0% para móveis e eletrodomésticos; -2,3% para hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; -7,5% para tecidos, vestuário e calçados; -2,1% em combustíveis e lubrificantes; -0,6% para outros artigos de uso pessoal e doméstico; e -9,1% para livros, jornais, revistas e papelaria. As atividades que exerceram impactos positivos na composição do resultado do varejo foram artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (6,2%); e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,7%).

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