Comemoração do Dia das Crianças alegra pacientes internados no Hospital Regional de Sinop

Comemoração do Dia das Crianças alegra pacientes internados

Comemoração do Dia das Crianças alegra pacientes internados no Hospital Regional de Sinop

No dia 12 de outubro, foi preparada no Hospital Regional de Sinop uma surpresa para as crianças e demais pacientes internados na clínica ortopédica e cirúrgica.

O palhaço Strimilik aceitou o convite para visitar o hospital e ajudou as copeiras na entrega das marmitas carinhosamente decoradas pela equipe de nutrição, que também vinha com chocolate de sobremesa.

A ação foi organizada pela Comissão de Humanização do HRSinop em parceria com o setor de nutrição e dietética da unidade.

“Foi uma surpresa maravilhosa. Ver meu filho sorrindo nesse Dia das Crianças foi o maior presente que juntos podíamos receber”.

“E ele fez questão que eu enviasse a foto da marmitinha enfeitada dele para que os outros irmãos que estão em casa pudessem ver”, conta a dona de casa Silvana Maria da Silva Souza, de 38 anos, moradora de Sinop, e mãe do Paulo Henrique, de 6 anos, internado na Clínica Cirúrgica.

O HRSinop prioriza a nutrição individualizada dos pacientes e por isso conta com três nutricionistas clínicas responsáveis pelo gerenciamento do balanço energético dos pacientes, garantindo que eles recebam quantidades suficientes de fluidos e nutrientes como proteínas, lipídeos, glicose, vitaminas e minerais.

E quando o paciente é criança, a equipe de nutrição usa a criatividade para deixar o prato mais atraente.

Juliana Bispo de Andrade é auxiliar de cozinha no hospital e foi ela a responsável por deixar o prato das crianças colorido e divertido. “Como sabíamos da visita do palhaço, decoramos as marmitas de arroz das crianças com o rostinho dele”.

“Usamos uva passa para fazer os olhos, tomate para a boca, os cabelos eu usei a cenoura ralada e o nariz vermelho foi feito com melancia. Poder acompanhar o sorriso das crianças ao ver a comida é a maior retribuição que nós da cozinha podemos ter”, diz.

“Nós comemos primeiro com os olhos, por isso nos chama muita atenção recebermos alimento decorado”.

“A beleza do prato aumenta o apetite, chama mais a nossa atenção e, no caso das crianças, foi a nossa maneira de proporcionar um pouco mais de felicidade através do alimento”, explica a nutricionista clínica Grasieli Junges.

Surpresa com alegria para todos

Além de visitar as crianças, o Palhaço Strimilik brincou com os colaboradores nos corredores e foi nos leitos dos demais pacientes, como pacientes idosos internados na Clínica Médica.

Ele fez os pacientes gargalharem quando dizia que os mesmos estavam passando apenas por um momento de reparos na oficina da vida.

“Há 18 anos realizo esse trabalho de visitar hospitais e entidades beneficentes vestido de palhaço, e hoje tive a satisfação de conhecer o Hospital Regional de Sinop, onde pude encontrar uma equipe motivada que atende seus clientes e usuários com carinho e humanização e é isso que faz a diferença, pessoas dedicadas a fazer o bem, o que na minha opinião é o maior remédio”, afirma o frentista de posto de combustíveis, Daniel Trindade, que faz o personagem lúdico Palhaço Strimilik.

Ações de humanização no HRSinop

Desde que foi instituída em julho deste ano, a Comissão de Humanização tem realizado ações que visam melhorar os cuidados e atenção com os pacientes internados no Hospital Regional de Sinop.

Essa comissão tem como prioridade atender com mais humanidade o atendimento desde a entrada até a saída do paciente. Projetos como o “Papo Terapia” que teve sua primeira edição no mês passado (durante a programação do Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio), com o objetivo de promover debates, conversas, histórias de vida, música, escuta humanizada, dinâmicas e palestras envolvendo não só os pacientes e seus familiares, mas toda equipe multidisciplinar.

Outra atividade da Comissão, que proporcionou momentos de felicidade aos pacientes foi a realização do “Café com alegria”, que contemplou os pacientes com mais tempo de permanência na unidade.

Para o mês de outubro, a Comissão também prepara ações voltadas ao ‘Outubro Rosa’, mês de prevenção do câncer de mama e de colo de útero.

+ Acessados

Veja Também