Comando Geral tem novo espaço dedicado a ex-comandantes

Comando Geral tem novo espaço dedicado a ex-comandantes
Sd Elias

Comando Geral tem novo espaço dedicado a ex-comandantes

A partir desta quarta-feira (19.12) o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso terá um espaço dedicado a memória da instituição.

A novidade é a Galeria de ex-comandantes, que ficará exposta no saguão principal de entrada da sala já ocupada pelos militares.

Um dos nomes que integram a galeria é o do coronel PM Altair das Neves Magalhães, muito emocionado, o ex-comandante que atuou entre os anos 1987 e 1990 externou agradecimentos ao atual comando pela dedicação e empenho em eternizar a contribuição dos militares frente ao ‘Quartel homens do Mato”.

“É muito prazeroso e uma imensa satisfação saber que estaremos sempre aqui, mesmo sem estar. Com certeza é uma lembrança que ficara pra ser vista pelos que aqui passarem, além de dar cara a nossa instituição, me sinto muito feliz e grato por isso.”, disse Magalhães.

Para o atual comandante, coronel PM Marcos Vieira da Cunha, o espaço é uma forma de perpetuar os valores da instituição e uma forma de reconhecer a dedicação dos militares que já passaram pelo cargo.

“Nós sabemos os sabores e dessabores de estar aqui, são muitas as dificuldades, mas hoje estamos aqui para reverenciar essas pessoas que ao longo da história, contribuíram com bons feitos”, externou o comandante.

Participaram da cerimônia os comandantes geral, adjuntos, o secretário de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Jonildo de Assis, os comandantes das unidades regionais de Cuiabá, Wankley Rodrigues, Várzea Grande, Marcos Sovinski e também de alguns municípios do interior do Estado.

O governador eleito (pleito 2019), Mauro Mendes, que na mesma data, se reunia com o Conselho de coronéis para uma visita técnica, também participou do evento. A cerimônia de inauguração do espaço contou também com a presença de boa parte dos que integraram o legado.

Contexto Histórico

A atuação da Polícia Militar foi instituída oficialmente no Estado em setembro de 1835, quando a Assembleia Legislativa, pela Lei N°30, criou o Corpo Musical ‘Homens do Mato’.

Com 3 cabos, 24 soldados e um comandante, o ato legalizou a atividade policial antes garantida com o exercício de tropas de segunda linha. Ao longo dos anos, a unidade foi se desenvolvendo e desenhando o ambiente organizacional.

“Leia mais sobre a história da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT) clicando AQUI

Outras unidades

Tradicionalmente as unidades militares dedicam um espaço dentro dos quarteis para os ex-comandantes, a ideia é manter viva a história das unidades e homenagear a figura dos comandantes que já atuarem e se dedicaram frente a tropa.

+ Acessados

Veja Também