O pré-candidato a vereador Odair Moura, o Comandante Moura (PRD) destacou a necessidade de lembrar do dia 20 de junho como o Dia do Vigilante.
Moura disse que é uma data importante que celebra e reconhece o papel essencial desempenhado por esses profissionais na segurança patrimonial privada é publica, como Bancos, escolta de valores, escolas, empresas, condomínios, fazendas, escolta de valores, segurança de dignitários e outros.
“Minha homenagem em especial vai aos vigilantes de Rondonópolis que merecem destaque, enfrentando desafios diários em um cenário muitas vezes marcado pela violência e pela periculosidade”, destacou.
Ele lembrou que a função do vigilante vai muito além de simplesmente zelar pelo patrimônio alheio. Esses profissionais, segundo Moura, atuam na proteção de vidas, na prevenção de crimes e na manutenção da ordem. Eles são verdadeiros guerreiros urbanos, de acordo com o pré-candidato, enfrentando situações de risco e agindo de forma proativa para garantir a segurança de todos.
Ele ainda afirmou que um dos principais desafios enfrentados pelos vigilantes, não só em Rondonópolis, mas em todo o país, é a deficiência do piso salarial. “Muitos desses profissionais recebem remunerações inadequadas para a importância e o risco de suas funções. importante destacar também a coragem e dedicação desses profissionais, no entanto, muitos enfrentam desafios de segurança devido ao uso de armamentos de baixo calibre, inadequadas para o enfrentamento contra criminosos, que que muitas vezes utilizam armamentos sofisticados”, completou.
Moura que é tenente coronel da reserva da Polícia Militar de Mato Grosso e advogado destacou ainda a necessidade de revisão na legislação para permitir o uso de armas mais adequadas se faz urgente, apesar de ser competência federal. “O grito de socorro deve partir de todos nós, nas articulações políticas e cobrando de nossos representantes no Congresso Nacional”
Ele também lembrou a necessidade de proteção destes profissionais , inclusive em momentos de folga: “Em meio a homenagens, é essencial considerar medidas que promovam a segurança e o bem estar desses guerreiros, por isso defendo também o porte de armas para se defenderem quando na folga, pois muitas vezes são marcados por criminosos em virtude da suas atuações em serviço. Defendo ainda, que os vigilantes com cursos em extensão, para prestar segurança nas escolas, pois, além de proporcionar segurança aos alunos, professores e funcionários, promove a abertura de mercado de trabalho. A valorização e proteção dos vigilantes são vitais para garantir a segurança de todos! A vocês guerreiros (Vigilantes) a minha homenagem pelo seu dia! Força e Honra! Parabéns!!”, encerrou.