Com mínimo impacto ao meio ambiente, frota da Rota do Oeste ‘dá 161 voltas na Terra’ em 2020

Com mínimo impacto ao meio ambiente, frota da Rota do Oeste ‘dá 161 voltas na Terra’ em 2020

Todos os veículos movidos a diesel que percorrem os 850,5 km do trecho sob concessão da BR-163, que foram inspecionados pelo Programa Despoluir – Avaliação Veicular Ambiental, foram aprovados pelo quinto ano consecutivo.

A quantidade de quilômetros rodados por eles, até outubro de 2020, equivale a aproximadamente 161 voltas ao redor do Planeta Terra. Isso significa que 100% da frota que passou pela avaliação, realiza as atividades atendendo aos parâmetros de emissão de gases poluentes.

O gerente de Sustentabilidade da Rota do Oeste, Wilmar Manzi, ressalta que a preocupação com o meio ambiente é constante na empresa. Ele pontua que estar dentro dos indicadores exigidos, garante a eficiência operacional dos veículos, reduzindo os custos e permitindo que a verba, que seria utilizada em manutenções corretivas, seja investida na rodovia. Além disso, existe a contribuição para um meio ambiente com melhor qualidade, atuando na rodovia sem agredir a Camada de Ozônio.

“Os veículos que foram avaliados são os movidos a diesel, mas todo o restante da frota é abastecida somente com etanol, que é um combustível de fonte renovável e menos agressivo ao meio ambiente. É importante reduzir os impactos das atividades para entregar um serviço de qualidade e cada vez mais adequado ambientalmente”, ressalta.

O Despoluir é um programa ambiental de transporte, da Confederação Nacional do Transporte – CNT/SEST SENAT, que avalia a emissão de poluentes dos veículos movidos a diesel.  Após a inspeção e aprovação, o veículo recebe um selo verde garantindo que o tráfego é feito de maneira ambientalmente adequada. A Concessionária possui 18 ambulâncias (com 5 UTI’s móveis), 18 guinchos leves; 8 guinchos pesados; 19 veículos de inspeção de tráfego; e 5 caminhões pipa.

O opacímetro é o equipamento que calcula a quantidade de CO2, emitido pelo automóvel. Pelo escapamento é analisado o limite de opacidade(k), que varia de acordo com cada veículo que é analisado, podendo ser 0,50k; 0,66k; 0,69k; e 1,70k.

Para fazer o cálculo, o equipamento é utilizado em dois momentos. O primeiro quando o veículo está em marcha lenta, ou seja, parado com o motor ligado sem aceleração, e o segundo quando ele está com alta rotação, isto é, com aceleração, ainda que parado.

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