Com decisão judicial, família luta por vaga em UTI neonatal para bebê que nasceu com problemas cardíacos em MT

Maria Alice Valke Eggertt aguarda por vaga em UTI neonatal há quatro dias (Foto: Arquivo pessoal)

Com decisão judicial, família luta por vaga em UTI neonatal para bebê que nasceu com problemas cardíacos em MT

A Justiça determinou ao governo do estado para que providencie uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal em Cuiabá para uma recém-nascida que está internada no Hospital São Luiz, em Cáceres, a 218 km da capital. Maria Alice Valke Eggertt tem 4 dias de vida e nasceu com uma cardiopatia congênita, necessitando de cuidados especiais com urgência.

A decisão liminar foi proferida na segunda-feira (7) pela juíza Alethea Assunção Santos, da 1ª Vara Cível de Cáceres, atendendo ao pedido assinado pela promotora Liane Amélia Chaves.

O G1 entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio da assessoria de imprensa, mas a pasta ainda não se posicionou sobre o caso.

A família de Maria Alice é natural de São José dos Quatro Marcos, a 343 km da capital, e o parto ocorreu no Hospital São Luiz, onde a menina foi diagnosticada com quadro clínico grave de síndrome de desconforto respiratório, choque e cardiopatia congênita (canal dependente).

Segundo o relatório elaborado pela equipe médica do Hospital São Luiz, a menina está em estado grave e em ventilação mecânica e precisa ser transferida para uma UTI com atendimento de um cardiologista pediátrico, pois a unidade não possui tal profissional.

Eder Junior Eggertt, de 30 anos, é pai de Maria Alice e disse que, para a família, cada dia que passa sem que a filha receba o tratamento necessário é uma angústia.

“É muito triste isso. Ela está na UTI, pode precisar de uma cirurgia e a médica já disse que ela vai ficar ali enquanto não passar pela avaliação de um especialista. A minha filha está sendo mantida viva pelos aparelhos, mas eu quero que ela viva, que ela receba o tratamento que precisa”, disse.

Na liminar, a juíza determina que o município de Cáceres forneça uma UTI móvel para a transferência da bebê com urgência para um hospital da rede pública ou privada de Cuiabá.

De acordo com os pais de Maria Alice, a UTI móvel já está pronta e disponível para a paciente desde a noite de ontem, aguardando apenas um posicionamento da Central de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) sobre qual unidade hospitalar que irá receber a menina.

+ Acessados

Veja Também