Com atividades envolventes, Projeto Educarte deixa estudantes encantados

Com atividades envolventes, Projeto Educarte deixa estudantes encantados
Os estudantes se empenham cada vez mais nas apresentações do Educarte - Foto por: Divulgação

Com atividades envolventes, Projeto Educarte deixa estudantes encantados

A Escola Estadual André Antônio Maggi, no Distrito de Nova União, município de Cotriguaçu (a 950 quilômetros a noroeste da capital) está obtendo ótimos resultados com o projeto Educação e Arte (Educarte) que atende a 110 alunos do ensino fundamental e médio.

Dentre as atividades desenvolvidas estão a dança e teatro, com dramatizações, coreografias, que envolvem a expressão oral, corporal, respeito mútuo e autoconhecimento dos envolvidos. As atividades envolvem também, além da dança e teatro, projeto de rádio escolar, criando um trabalho interativo.

O Educarte foi instituído, a partir deste ano, pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para ser desenvolvido durante todo o ano letivo e de forma interdisciplinar.

Segundo o diretor da escola, Itamar Pereira, os trabalhos de artes cênicas – como dramatização e coreografia – são pontuados por datas comemorativas inseridas no calendário escolar. “Cada apresentação se transforma num desafio para os estudantes”, observa.

Para o aluno Isná Almeida Pereira, do 2º ano do Ensino Médio, o Educarte é um programa motivador para todos os alunos. “Depois que passei a frequentar o projeto, decidi que eu quero seguir essa carreira de dança e teatro. Hoje, esse projeto foi a melhor coisa para mim, porque eu consigo levar a sério tudo o que eu faço”, assegura.

A colega dele Joyce Kelly pensa de forma semelhante. Além de motivar os estudos, ainda ajuda na descoberta de novos talentos. “Ajuda não só no desempenho como acaba com a timidez. Com o projeto eu consigo ser eu mesma”, explica.

A professora do Educarte Nádia Gonçalves Oliveira destaca que os alunos demonstram, a cada dia, avanço no aprendizado. “Conversando com alguns professores tínhamos alunos que tinha muita dificuldade de socialização e que depois de ter participado de alguns projetos estão interagindo bem”, comemora.

Rádio Interativo

O Educarte também desenvolve a parte do rádio como meio de comunicação. Os alunos criaram dentro da rádio escola, intitulada “Radio André Maggi”, um programa para agitar a hora do recreio. Criaram o “play time”, um programa de 15 minutos com vários quadros: momento de reflexão, momento dos recadinhos gravados via whatsapp.

“Ainda não temos a locução. Os alunos ainda estão tímidos para termos alguns apresentadores. Mas o bom é essa interação, esses quadros. Logo teremos alguém na locução”, explica o diretor.

A parte musical também tem destaque especial, que é levar a Música Popular Brasileira (MPB) e música erudita, mudando o foco dos alunos. “Está muito bom essa mudança na execução das músicas. Nossos alunos estão se interessando pelos dois estilos musicais. Para eles, tudo é novidade”, ressalta Itamar Pereira.

+ Acessados

Veja Também