Com apoio da Prefeitura, artista cuiabano Gervane de Paula participa de exposição no RJ

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá

Com apoio da Prefeitura, artista cuiabano Gervane de Paula participa de exposição no RJ

O artista plástico cuiabano, Gervane de Paula, único negro da famosa geração 80, participou na última semana de exposição da ArtRio 2021, na cidade do Rio de Janeiro. Com obras da série “Arte aqui eu Mato”, Gervane levou as cores da fauna e flora do pantanal, cerrado e da floresta amazônica, tão singulares de sua identidade artística para compor a plataforma de multiartistas de um dos maiores eventos de arte da América Latina. A participação do cuiabano foi viabilizada com apoio da Prefeitura de Cuiabá, por Meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e executado pelo MT Projetos de Arte.

“Eu fico muito feliz quando notícias como essa chegam até mim, de que nossos talentos, nossos grandes artistas estão recebendo o devido reconhecimento. Quero dizer que a Prefeitura de Cuiabá, a gestão Emanuel Pinheiro trabalha muito para colocar em prática ações que valorizem a nossa cultura, a nossa gente”, disse o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro.

Gervane de Paula fez parte do grupo que expôs no Parque Lage, no Rio de Janeiro, nos anos 80, e se tornou célebre. Suas obras ficaram expostas na feira carioca de 08 a 12 de setembro.

“Sou um artista que decidiu assumir sua região. Minha obra carrega uma forte relação com o meio onde vivo, dentro de três ecossistemas: cerrado, pantanal e floresta. Esse é o ponto de partida e de reflexão”, diz o artista.

Por meio do apoio da Prefeitura de Cuiabá e da MT Projetos de Arte é que a participação de Gervane na feira ArtRio 2021 se tornou possível. O MT Projetos de Arte é uma plataforma de apoio a novos artistas e a artistas veteranos pouco lembrados no circuito de artes.  O MT oferece espaço e material para os artistas trabalharem, precifica as obras e negocia a venda. A receita é integralmente revertida para apoio aos artistas.

“Com a proposta do MT de dar visibilidade a artistas periféricos, Gervane se encaixa na nossa premissa de colecionismo ativista. Acreditamos que colecionadores têm que suprir lacunas, têm responsabilidade social”, diz a fundadora e colecionadora Margareth Telles.

Além de Gervane de Paula, este ano a plataforma leva outros 2 artistas para o circuito oficial da ArtRio 2021: Jota, jovem do Complexo de favelas do Chapadão, no Rio, e Rafa Moreira, de Belém, Pará.

Confira mais fotos

Com informações da assessoria 

+ Acessados

Veja Também