Com 6 km de extensão, primeira ciclofaixa será inaugurada em Cuiabá

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

A primeira ciclofaixa de Cuiabá será inaugurada no aniversário da cidade, comemorado nesta quarta-feira (8). De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a ciclofaixa terá pouco mais de 6,1 km de extensão e fará a interligação de dois pontos de lazer: a Arena Pantanal e o Parque Mãe Bonifácia. A secretaria possui estudos para criar outras ciclofaixas e a criação de bicicletários na cidade.

A ciclofaixa começa na Avenida Ranulfo Paes de Barros, ao lado da Arena Pantanal no Bairro Verdão, passa pela Agrícola Paes de Barros e tem o maior trecho na Avenida Miguel Sutil, chegando até o Parque Mãe Bonifácia, no Bairro Duque de Caxias. Durante todos os domingos ela será de uso exclusivo dos ciclistas, que poderão usá-la de forma bidirecional.

“Era irá funcionar todos os domingos, das 7h às 17h. Aos domingos ela será canalizada por cones e todos os trechos, principalmente os trechos mais sensíveis, serão monitorados por nossos agentes de trânsito e nossos monitores”, disse o secretário de mobilidade urbana, Thiago França.




Essa ciclofaixa está dentro de um projeto de mobilidade desenvolvido pela secretaria que prevê mais espaços para os ciclistas. “Nossa ideia é tentar desenvolver projetos para humanizar o trânsito. Temos estudos de colocar a ciclofaixa na região do CPA, estamos vendo a viabilidade na Avenida Beira Rio e na Avenida das Torres. Queremos também ter bicicletários a exemplo das grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro”, disse França.

Atualmente, segundo a Semob, Cuiabá tem 24 km de ciclovia no Bairro Pedra 90 e na Arquimedes Pereira Lima. Normalmente a ciclofaixa é diferenciada por uma pintura na pista, sem nenhum tipo de separação física. A ciclovia é um espaço segregado para o fluxo de bicicletas e existe um tipo de separação entre ciclistas e os veículos através de uma mureta, blocos ou outro tipo de isolamento.

Para Fabian Martinelli, presidente da Associação MT Bikers (AMTB), a criação da ciclofaixa vai influenciar no tratamento e comportamento entre os próprios motoristas. “A educação no trânsito vai passar a ser diferente, os ciclistas vão poder tentar se acostumar a andar no trânsito que hoje é uma realidade bastante difícil em Cuiabá. Os motoristas não têm a consciência de como se comportar com o ciclista no trânsito. Muitas vezes o ciclista também não tem a confiança de usar o trânsito como meio [de transporte] e acreditamos que isso vai passar a mudar com a ciclofaixa for inaugurada”, pontuou Martinelli.

A inauguração da ciclofaixa será a partir de 8h, ao lado da Arena Pantanal. Os participantes vão fazer o trajeto da ciclofaixa até o Parque Mãe Bonifácia.