Colaboradores do Sicredi comemoram reconhecimento em ação junto ao Hospital de Câncer de Mato Grosso

Pelo 8º ano seguido, instituição financeira cooperativa está na lista e reservou uma manhã para comemorar junto com outras pessoas

Os colaboradores da Central Sicredi Centro Norte comemoraram nesta segunda-feira (12.11) o 8º ano seguido em que a instituição financeira cooperativa figurou no ranking das “150 melhores Empresas para Trabalhar (MEPT) no Brasil, de um jeito diferente.

Este ano, ao invés de confraternizarem entre si para celebrar a 1ª colocação na categoria Cooperativas Financeiras no ranking divulgado pela revista Você/SA, eles compartilharam a conquista com outras pessoas em uma visita ao Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCan-MT), em Cuiabá.



Ao chegarem ao local foram recepcionados por uma apresentação do coral do hospital, no auditório da unidade.

Lá, os cerca de 40 colaboradores foram recebidos pela coordenadora de Desenvolvimento Institucional, Silvia Negri, que mostrou em números, um pouco dos resultados da parceria do Sicredi com o Hospital de Câncer, iniciada em 2016.

Silvia lembrou a construção da enfermaria Sicredi, com 4 leitos, inaugurada em 30 de setembro de 2016. À época, o apoio financeiro do Sicredi para a construção da enfermaria foi de aproximadamente R$ 100 mil.

“Para se ter uma ideia, esses quatro leitos já atenderam 517 pacientes em pré e pós-operatório, desde a inauguração até agora”.

“Além disso, o Sicredi nos apoia no projeto Caravana da Prevenção, que desde junho de 2016 percorre os municípios de Mato Grosso para realização de exames para prevenção de câncer de pele, de colo, de mama, de próstata e de boca”, diz ao comentar que em 2017 foram feitos 60.984 atendimentos e que o ônibus fica em média um dia em cada município, sendo que as saídas duram três, cinco e até 15 dias.

Outro número importante citado por Silvia foi a arrecadação do montante de R$ 350,335 mil por meio da campanha Amigos da Cura, no período de 2016 e agosto de 2018.

Esse valor é equivalente a 58 cirurgias de próstata, mais 58 cirurgias de mama, mais 10 mulheres diagnosticadas, ou 3.015 pessoas diagnosticadas precocemente. “É um orgulho para nós do HCan-MT participar dessa comemoração com o Sicredi”.

Convidada especial para compartilhar sua história com os colaboradores do Sicredi, a professora Jacy Proença, ex-vice-prefeita de Cuiabá, contou como foi acolhida pelo hospital e sua equipe multidisciplinar quando foi diagnosticada com câncer de mama. “Ninguém está preparado para receber um diagnóstico como este”.

A gente perde o chão. E ao iniciar o tratamento e ser tão bem acolhida pelos profissionais é que reconhecemos a importância de parcerias como esta que o Sicredi tem com o Hospital de Câncer. Nenhum de nós está livre dessa doença e contar com uma unidade que dá todo apoio médico e tratamento é reconfortante”.

O presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof, informou que a ação realizada pelos colaboradores no hospital é o que a instituição busca todos os dias, que é transformar a realidade das pessoas.

“A cooperativa é uma sociedade de pessoas feita para pessoas, pautada no princípio de cooperação e ajuda mútua. Estarmos aqui hoje nos traz muito orgulho, pois esta unidade é muito importante na vida de milhares de pessoas”.

Comemoração diferente

Ao sair da Central pela manhã, os colaboradores não sabiam qual seria o destino da viagem. Foram informados no trajeto que iriam ao Hospital de Câncer e ficaram entusiasmados, uns por poder estar lá novamente para fazer uma visita e outros por ter a oportunidade de conhecer a unidade. Aparecido Matias, assessor de segurança, é uma das pessoas elogiaram a ação.

“Veio ao encontro da filosofia da empresa que é estar sempre presente na vida da comunidade e para mim é uma experiência diferente para celebrar esta conquista. A ideia de visitar o hospital, de conhecer pessoas e realidades diferentes foi muito importante. As pessoas nos agradecendo e olhando nos olhos é muito gratificante”.

Fernanda Marcela da Silva, consultora da área de Processos e Organização, comentou sobre o recente tratamento de um tio no hospital, mas que infelizmente veio a falecer. Ela ressaltou que o atendimento dado a ele foi excelente e que estar ali, para conhecer pessoas e levar a elas um pouco de atenção foi muito importante.

Ivo Alvarenga, gerente de Processos e Operação, destacou a alegria das pessoas ao recebê-los e comentou como um simples bom dia acompanhado de um sorriso pode fazer a diferença no dia de uma pessoa que enfrenta a doença.

“Todos nós queremos ser pessoas melhores, mas para ser, precisamos fazer e para isso o Sicredi oferece cada vez mais esse tipo de experiências aos colaboradores. Esta foi a primeira vez que comemoramos essa conquista externamente, e ninguém melhor que o Hospital de Câncer, que preza tanto pela vida das pessoas, para ajudar a celebrar este momento”, resumiu a gerente de Gestão de Pessoas, Andrea Passos.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua.

O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,9 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.  

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. 

O Sicredi Centro Norte, composto pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem cerca de 392 mil associados, com 166 agências em 138 municípios.