Climatização ideal: maior prazer ao dirigir

Redação PH

Redação PH

climatização ideal: maior prazer ao dirigir

Climatização ideal: maior prazer ao dirigir

Na hora de regular o ar-condicionado do carro é importante não exagerar no frio. Se o seu carro não tiver o ar-condicionado com sistema bi-zone como é o caso do Citroën C4 Lounge, onde é possível regular a temperatura do lado do motorista e do passageiro em diferentes temperaturas, atenção. Em um primeiro momento, a baixa temperatura talvez seja agradável, mas após certo período pode causar desconforto e contração muscular, que prejudicam quem está dirigindo.
Segundo o CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), a temperatura ideal dentro do veículo deve ficar entre 23°C e 27°C, com a umidade relativa que pode variar de 35% a 65%.
Também é necessário ficar atento ao tempo que o sistema de refrigeração está ligado no sistema recirculação, que aproveita o mesmo ar para climatizar o ambiente. Em viagens longas, o seu uso contínuo não é recomendado para a saúde dos ocupantes, e é preciso que se mude periodicamente a posição de captação para permitir que o ar externo entre no veículo.
Sobre o consumo de combustível do automóvel com o ar-condicionado funcionando, muita gente acredita que é vantajoso usar o sistema de refrigeração só em velocidades mais altas e manter as janelas abertas quando o carro trafega mais devagar.
Apesar da crença popular, uma pesquisa realizada em 2004 pela SAE (Sociedade de Engenheiros Automotivos), apontou que o ar-condicionado, usado na temperatura média, diminui a eficiência no consumo de combustível em ambos os casos, em comparação com manter os vidros das janelas do veículo abertas.
Por isso, o melhor é dosar ambos os métodos, já que, apesar dos vidros abaixados interferirem menos no consumo de combustível, usar o ar-condicionado proporciona mais conforto e segurança ao trafegar, pois desgasta menos o condutor.

+ Acessados

Veja Também