Claudinei solicita melhorias para o Centro de Detenção Provisória de Tangará da Serra

O parlamentar apresentou três indicações para a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso

Deputados Claudinei e Dr. João visitam o CDP de Tangará da Serra

Com a visita realizada pela Comissão de Segurança Pública e Comunitária ao polo regional de Tangará da Serra (MT) da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) de Mato Grosso, o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL), nesta quarta-feira (16), em sessão plenária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), apresentou três indicações para atender o Centro de Detenção Provisória (CDP) do município. O levantamento das necessidades da instituição contou também com a participação do parlamentar, Dr. João de Matos (MDB).

As solicitações feitas por Claudinei foram direcionadas à Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) que envolvem a disponibilidade de profissionais de nível superior nas áreas da medicina e odontologia, a pavimentação das ruas do entorno do CDP e a necessidade da construção de três salas de aula e equipamentos, quadra de esportes e uma Igreja para os reeducandos religiosos.



“O espaço para atividades religiosas será muito importante, devido cerca de 50% da população carcerária da Unidade ser composta por evangélicos e, também, a construção da quadra de esportes, pois não há espaço para a prática desta atividade pelos reeducandos”, explica Claudinei.

CDP

Atualmente, o Centro de Detenção Provisória está com superlotação. Isso porque conta com 323 detentos acolhidos e a capacidade da instituição é de apenas 244 para abrigar os reeducandos.

A unidade proporciona aos presos de participarem de projetos de ressocialização, o que garante geração de renda e remição da pena. Uma das atividades desempenhadas por eles estão relacionadas na parte de serviço civil com obras de infraestrutura, marcenaria, limpeza e hortas.

Educação

No Centro são oferecidos exames nacionais como Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ensino regular na modalidade Ensino para Jovens e Adultos (EJA) para as etapas de alfabetização, Segundo Seguimento e Ensino Médio.

“O projeto inicial do CDP não contava com aplicação de atividades educacionais para os reeducandos e a unidade busca formas para atender os detentos com atividades educacionais, com cerca de 150 recuperandos. O local onde são realizadas as atividades não possui cobertura. Neste cenário, eles apontam a necessidade da construção de três salas de aulas”, pontua Delegado Claudinei.

Equipamentos

Tanto a construção da igreja e das salas de aulas dentro da Unidade Prisional, também será preciso equipamentos e mobílias. Perante essa situação, a indicação do deputado Claudinei aponta a necessidade de ar condicionado, computadores, cadeiras para a igreja, aparelhos de televisão, entre outros.

“Quero agradecer o deputado Dr. João que esteve conosco. Essas visitas às instituições de segurança pública em Tangará da Serra foram bastante produtivas”, ressalva o Claudinei.

Levantamento – Além dos deputados Claudinei e Dr. João visitarem o CPD de Tangará, também eles foram à Delegacia Regional da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC-MT), 3ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CIBM-MT), 7° Comando Regional e 19° Batalhão da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).