Cinco escolas municipais de Várzea Grande participam da edição 2021 do projeto MPT na Escola

Cinco escolas municipais de Várzea Grande participam da edição 2021 do projeto MPT na Escola

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel) aderiu ao Prêmio “MPT na Escola 2021”, promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), e vai contar com a participação de cinco escolas da rede municipal, envolvendo 731 alunos do 4º ao 7º ano. O Prêmio consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos de escolas públicas.

O MPT na Escola tem por objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador, além de reconhecer a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Na rede municipal de Várzea Grande, participam as Emebs Abdala José de Almeida, Benedita Bernardino Curvo, Joaquim da Cruz Coelho, Maria Joana da Silva Almeida e Antônio Gomes da Cruz.

Conforme explica a coordenadora municipal do projeto, Ana Paula Duarte, o MPT na Escola está dividido em quatro categorias: Conto, Poesia, Música e Desenho. Está dividido também em dois grupos: Grupo 1 – para alunos de 4º e 5º ano, cujo tema é “Erradicação do Trabalho Infantil”, e Grupo 2 – para estudantes de 6º e 7º ano com o tema “Aprendizagem Profissional”. Este ano, por conta da pandemia da Covid-19, houve a necessidade de adequação das regras do Prêmio, como, por exemplo, a categoria Teatro que foi retirada do concurso.

Os trabalhos selecionados nas escolas deverão ser entregues à Comissão Julgadora da Superintendência Pedagógica até o dia 09 de julho. Esses trabalhos vão concorrer na etapa municipal. Os trabalhos selecionados na Etapa Municipal deverão ser inscritos na etapa estadual, que, posteriormente, serão selecionados para participarem da etapa Nacional.

“Os estudantes e professores dos melhores trabalhos produzidos por categoria e grupo na etapa municipal serão premiados com um aparelho celular cada. A premiação, bem como a divulgação dos trabalhos vencedores, será realizada no segundo semestre de 2021”, informa a superintendente Pedagógica Luz Marina Coelho.

Segundo secretário Silvio Fidelis, o concurso é de extrema importância, pois trabalha com toda a comunidade escolar ações de sensibilização e conscientização sobre o trabalho infantil. “Essas ações fortalecem a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, como, por exemplo, o de frequentar uma escola e a garantia à educação”, observa o secretário.

Formação

A Superintendência Pedagógica realizou formação para os coordenadores e professores das escolas participantes do Prêmio MPT na Escola para prepará-los para o trabalho com os alunos. A formação foi ministrada, de forma remota, pelas professoras Tânia, de Língua Portuguesa, e Jaqueline, de Artes. Com carga horária de 4 horas, a formação teve como foco a construção de contos, poesias, desenhos e música, que são as categorias do concurso.

+ Acessados

Veja Também