Cientistas descobrem a forma como o cérebro avisa ao corpo que deve queimar gordura

Redação PH

Redação PH

ter um ápice de prazer por dia reduz em 22% chances de desenvolver câncer de próstata, revela estudo

Cientistas descobrem a forma como o cérebro avisa ao corpo que deve queimar gordura

Se você alguma vez já quebrou a cabeça tentando descobrir uma forma eficaz de perder gordura corporal de maneira saudável, estudo liderado por uma universidade portuguesa talvez te ajude a entender a questão.

De acordo como os resultados do trabalho publicados na revista Cell, o cérebro de muitas pessoas obesas mesmo com altos níveis de leptina — conhecido como o hormônio da saciedade — não recebe o "sinal" para parar de comer e, consequentemente, passar a queimar gordura. Dessa forma, a pessoa não consegue controlar o que ingere tão facilmente quanto alguém que é "avisado" pelo cérebro o momento certo de parar.

Estudos anteriores já explicavam como funciona o processo que leva o organismo à saciedade. A leptina é diretamente ligada a uma parte do cérebro chamada de hipotálamo. O "hormônio da saciedade" é ativado pelas células adiposas do nosso organismo, mandando uma mensagem para essa parte do cérebro, que leva a diminuição do apetite e, consequentemente, estimula a utilização das reservas de gordura que existem no corpo. A sensação de fome acontece quando o cérebro detecta a diminuição da leptina na corrente sanguínea.

Os cientistas disseram que a "falha", que pode ser supostamente encontrada naqueles que sofrem com a obesidade, acontece nas fibras nervosas das células adiposas. E era esse detalhe tão importante que faltava para que novos estudos sejam feitos no sentido de procurar soluções para a obesidade e também o sobrepeso, problema que atinge mais de dois bilhões de pessoas ao redor do mundo.

+ Acessados

Veja Também