Cidinho Santos incentiva união de municípios para alavancar regiões de MT

Redação PH

Redação PH

cpi dos frigoríficos estuda o retorno de atividades de plantas frigoríficas desativadas em mt

Cidinho Santos incentiva união de municípios para alavancar regiões de MT

O senador Cidinho Santos (PR/MT) defendeu a união dos gestores como um importante passo para o fortalecimento dos municípios que formam as microrregiões, criadas em Mato Grosso com base na Lei 11.107/05. Cidinho participou no último fim de semana do II Fórum de Integração, realizado em Tangará da Serra, cidade-pólo da microrregião denominada “Alto do Rio Paraguai”, que é formada por 15 municípios.

Durante a palestra que apresentou com o tema “Desenvolvimento Regional”, o senador da República apontou que o objetivo das microrregiões é fortalecer o relacionamento entre as cidades com fins comuns; estimular o desenvolvimento regional, considerando as vocações econômicas de cada região; apoiar a implementação das cadeias produtivas definidas e ir ao encontro das demandas (sociais, econômicas, logísticas e ambientais).

Em todo o estado foram implantadas 15 microrregiões – entidades públicas com personalidade jurídica. Dados apresentados pelo parlamentar, apontam que “Alto do Rio Paraguai” conta com 294.213 habitantes e 198.054 (67,31% da população). “É um número expressivo da população mato-grossense que exige atenção, e os gestores precisam unir forças para buscar as melhorias que a região precisa, dessa forma facilita a busca por emendas parlamentares, pela aprovação de projetos, por exemplo”, afirmou o senador.

Com a experiência de ter sido prefeito por três vezes, em Nova Marilândia, e secretário do MT Regional, o senador defendeu a formatação de um plano de desenvolvimento regional onde todos os poderes se unam e que seja uma bússola para o trabalho em prol do desenvolvimento comum da região.

“Dentro das cadeias produtivas, que se destacam na região, o planejamento vai ajudar o produtor de várias formas como fortalecendo as empresas âncoras, garantindo a assistência técnica, incentivando o consumo dos produtos locais, criando linha de crédito específica para os segmentos e ainda buscando parcerias com entidades locais, regionais e estaduais para acesso ao crédito e a cursos de capacitação, ou seja, todos saem ganhando”, afirmou.

O Fórum contou com a presença de prefeitos e vereadores das cidades que compõem a microrregião: Alto Paraguai, Arenápolis, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Diamantino, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso, São José do Rio Claro, Sapezal, Tangará da Serra e Nortelândia.

FPR – Durante o Fórum foi lançada a Frente Parlamentar Regional, composta por gestores dos municípios que compõem a micrroregião de Alto do Rio Paraguai.

+ Acessados

Veja Também