Ciclone se forma próximo ao Sudeste do Brasil

Pixabay/Ilustrativa

Ciclone se forma próximo ao Sudeste do Brasil

No dia 19, próxima quinta-feira, a formação de uma área de baixa pressão associada à frente fria que avança pelo Sudeste irá avançar em direção ao Nordeste do Brasil.

Essa área de baixa pressão classificada em 1010hPa vai se formar no litoral do Rio De Janeiro e Espírito Santo, provocando temporais, com chuva e vento fortes.

Alerta de chuva forte

Esse sistema de baixa pressão favorece a formação de nuvens carregadas que juntamente com a passagem da frente fria provoca muita chuva no Rio de Janeiro, zona da mata mineira e no centro-sul do Espírito Santo entre os dias 18 e 20 de novembro. A chuva será forte e acompanhada de rajadas intensas de vento.

Ventania

Com a presença da área de baixa pressão o vento sopra intenso no Rio de Janeiro e no Espírito Santo entre os dias entre os dias 19 e 20 de novembro, quinta e sexta-feira desta semana, com rajadas entre 80 e 100km/h na faixa litorânea entre o norte do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Nas demais áreas do Rio de Janeiro, na zona da mata mineira e no sul do Espírito Santo, as rajadas de vento ficam entre 60 e 80km/h.

Ciclogênese – formação de ciclone extratropical

Na sexta-feira (20), a área de baixa pressão se afasta da costa e dá origem a um ciclone extratropical que atua no oceano ao largo do litoral capixaba e fluminense provocando vento moderado a forte nas praias do Espírito Santo, com rajadas entre 40 e 60km/h. No litoral norte do Rio de Janeiro, previsão de rajadas de até 40km/h.

Ainda na sexta-feira e no decorrer do sábado (21), o ciclone extratropical se afasta do Brasil em direção à alto-mar e, no fim de semana, o vento diminui de intensidade.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.

A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

+ Acessados

Veja Também