CIB terá reunião extraordinária para tratar assistência social nos municípios

tribunal de contas celebra 63 anos de fundação

Integrantes da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) participam no próximo dia 18 de outubro de uma reunião extraordinária da instância. Coordenada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), a instância discute e pactua os aprimoramentos da política de assistência social dos 141 municípios de Mato Grosso.

A coordenação geral da CIB fica a cargo de Valdiney de Arruda, titular da Setas. “Esse é um espaço excelente para que o Estado como um todo se una em prol da melhoria da estruturação e execução das políticas de assistência social. Essa união de todos os representantes municipais e a aproximação com o Governo do Estado é essencial”, disse o gestor.

A CIB é composta pela Secretaria Adjunta de Assistência Social da Setas e pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas). Gestores municipais de assistência social e entidades como a Associação das Primeiras Damas do Estado (APDM) e Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) são convidados a participar.

Da reunião extraordinária, participarão somente os membros efetivos da comissão, como a Setas e representantes dos portes municipais, que estão ligados ao Coegemas. Entre eles, gestores dos municípios de Sinop, Rondonópolis, Primavera do Leste, Diamantino, Tangará da Serra, Juína, Apiacás, Acorizal, Ipiranga do Norte e Brasnorte.

“Este é um fórum constituído por representantes indicados pelo Executivo Estadual e por gestores municipais. Neste âmbito, conseguimos pactuar assuntos relevantes para a proteção social dos mato-grossenses e, consequentemente, para o desenvolvimento do Estado como um todo”, explica a secretária adjunta de Assistência Social, Marilê Ferreira.

Reuniões

Os encontros da Comissão são realizados bimestralmente. A composição da CIB toma como regra os portes populacionais dos municípios, divididos entre pequeno porte I e II, médio e grande porte. São municípios de grande porte aqueles com população acima de 100 mil habitantes: Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis.