Chuva retorna ao Pantanal neste fim de semana

Após longo período de seca, a umidade volta a aumentar na região e diminui o risco de queimadas

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Após um longo período de seca e calor extremo, a chuva irá retornar ao Pantanal de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul nos próximos dias. Além disso, a umidade relativa do ar também irá aumentar bastante nessas áreas, o que diminui bastante o risco para queimadas na região.

O bloqueio atmosférico que está impedindo a ocorrência de chuva há várias semanas sobre o Centro-Oeste começará a ser rompido neste sábado (19) pela passagem de uma grande e forte frente fria continental, que irá avançar sobre o Brasil.

Neste dia, o céu fica encoberto e pode chover em vários momentos especialmente no sul de Mato Grosso do Sul. Na região de Campo Grande e no Pantanal de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, o céu enche de nuvens ao longo do dia e chove de forma isolada entre a tarde e a noite. Há risco de raios.

No domingo (20), a frente fria avança mais pelo Brasil, e a expectativa é de um dia nublado em todas as áreas pantaneiras do país, que podem receber chuva em vários momentos do dia. A umidade e a nebulosidade também irão persistir sobre o centro-norte de Mato Grosso do Sul e em parte do oeste e norte de Mato Grosso. A partir da tarde, a expectativa é de que volte a chover de forma isolada inclusive no sul de Goiás.

Na segunda-feira (21), último dia do inverno, as pancadas de chuva se espalham mais pelo Centro-Oeste, e devem atingir as capitais Cuiabá, Goiânia e Brasília. A Primavera começa oficialmente na terça-feira, dia 22 de setembro, às 10h31 pelo horário de Brasília.