China diz que asas de frango congeladas do Brasil apresentam teste positivo para coronavírus

Divulgação

China diz que asas de frango congeladas do Brasil apresentam teste positivo para coronavírus

Na China, asas de frango congeladas importadas do Brasil tiveram amostras com resultado positivo para o novo coronavírus, de acordo com comunicado do governo de Shenzhen, cidade no sul do país, e divulgada pela agência de notícias Reuters nesta quinta-feira (13).

A amostra foi retirada da superfície dos congelados durante testes de rotina no distrito de Longgang na terça (11), e confirmada em um reexame pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças local, segundo o jornal South China Morning Post. Outros produtos que haviam sido armazenados próximos ao lote infectado também foram testados e os resultados deram negativo.

Ainda sgundo um comunicado da Comissão de Saúde de Shenzhen, todo o pessoal que poderia ter entrado em contato com os produtos passaram por testes e todos deram negativos para a covid-19.

O frango brasileiro veio de um frigorífico do sul de Santa Catarina. Em nota, o governo chinês pediu que a população se mantenha atenta a congelados — em especial carnes e frutos do mar — que venham do exterior.

Vestígios do vírus em alimentos

De acordo com a Reuters, várias cidades chinesas relataram casos de frutos do mar congelados contaminados pelo coronavírus. Em junho, segundo a agência de notícia, um lote de camarões vindos do Equador testou positivo para coronavírus.

No fim do mesmo mês, a China suspendeu importações de três processadores brasileiros de carne, informou o Ministério da Agricultura. Na época, foi citado que Pequim mostrava preocupações em conter uma nova onda da epidemia.

Em nota na época, a pasta disse que o órgão chinês responsável pela área, a Administração Geral de Alfândega da China (GACC, na sigla em inglês) “solicitou recentemente informações sobre alguns estabelecimentos brasileiros que exportam para a China e que tiveram notícias divulgadas na imprensa do Brasil sobre casos da Covid-19 entre seus trabalhadores”.

No começo de julho, testes em massa revelaram um surto de infecções por coronavírus em fábricas operadas pelas processadoras de alimentos JBS e BRF no Centro-Oeste do país, com 1.075 empregados de uma fábrica de suínos da JBS testando positivo para Covid-19. Outros 85 trabalhadores também testaram positivo em um frigorífico de aves da BRF na cidade

Alguns dias depois, a China suspendeu temporariamente as importações de uma fábrica da BRF em Lajeado e de uma da JBS em Três Passos, ambas no Estado do Rio Grande do Sul, segundo publicação no site da GACC.

O país asiático solicitou que os exportadores de carne certifiquem, de forma global, que seus produtos estão livres de coronavírus. A China é o maior importador de carne suína, bovina e de frango do Brasil.

+ Acessados

Veja Também