Chapada dos Guimarães recebe doação de lixeiras e terá legado sustentável após Festival de Inverno

Redação PH

Redação PH

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

Chapada dos Guimarães recebe doação de lixeiras e terá legado sustentável após Festival de Inverno

O Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães atrai milhares de pessoas para os eventos artísticos e culturais realizados na cidade, que movimentam a economia e representam maior consumo de alimentos e bebidas. Este aumento também tem reflexos no lixo produzido no município, que cresce em 50% durante os dias do evento, conforme a Cooperativa Chapadense de Materiais Recicláveis (Coopchamar). Para contribuir com a limpeza pública e ainda gerar renda para a cooperativa, a Associação Casa de Guimarães, em parceria com a Casa de Projetos, doou 74 lixeiras, que foram distribuídas pelas áreas centrais e nos bairros.

De acordo com o presidente da Coopchamar, Juarez Teles de Amorim durante todo o ano, a média de lixo reciclável recolhida diariamente pela cooperativa é de 200 quilos, que sobe para 300 nos dias do Festival de Inverno. “Por isso, toda colaboração é bem-vinda para Chapada dos Guimarães. As lixeiras ajudam o cidadão e a cidade, que fica mais limpa”, destaca Juarez.

O presidente da cooperativa destaca, porém, que não basta ter lixeira, é preciso também colaboração das pessoas em separar o lixo, principalmente o seco do molhado. “Muitas pessoas ainda não tem a cultura de separar o lixo e jogam tudo que é reciclável (papelão, garrafa pet e papel) e não reciclável (orgânicos) no mesmo local. Aqui temos uma lixeira ao lado da outra, para lixos diferentes, mas mesmo assim encontramos materiais misturados. Isso prejudica nosso trabalho e principalmente o meio ambiente, pois o molhado, por exemplo, inviabiliza a reciclagem do papelão”, explica Juarez, que faz a coleta diária nas lixeiras doadas.

Diretora executiva da Associação Casa de Guimarães, Erika Abdala, conta que a iniciativa sustentável é a forma de oferecer uma estrutura mais completa ao Festival de Inverno, que permanecerá como legado, após o evento. “Para isso, contamos com a colaboração da Coopchamar. Com as lixeiras, todos são beneficiados: a Cooperativa, que consegue coletar mais lixo reciclável, o público, que tem local correto para descartar seu consumo e, especialmente, o meio ambiente, que tem menos recursos utilizados, devido à reciclagem”, explica Abdala.

+ Acessados

Veja Também