Cervejaria artesanal: setor em crescimento terá espaço conceito dentro da Feira do Empreendedor

Assessoria Sebrae-MT

Assessoria Sebrae-MT

Ideias e conceitos de modelos de negócios serão apresentados durante a Feira do Empreendedor - Foto: Millann/Istock

Cervejaria artesanal: setor em crescimento terá espaço conceito dentro da Feira do Empreendedor

Evento gratuito será realizado de 5 a 8 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal (CEP), em Cuiabá e deve movimentar a economia regional, além de transformar os negócios locais

De acordo com dados do Anuário da Cerveja, divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o setor cervejeiro cresceu quase 12% em 2022. São mais de 1.700 estabelecimentos registrados em todo o país. Em Mato Grosso, há 53 empresas registradas no ramo. O setor cresceu mais de 10% no último ano e segue estável com projeção de crescimento para 2023, segundo dados da Receita Federal.

Pensando neste segmento promissor e em constante desenvolvimento, o Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Mato Grosso) apresentará um ‘Brewpub’ – espaço conceito voltado para o setor de bebidas – dentro da 13ª edição da Feira do Empreendedor, que será realizada de 5 a 8 de outubro, das 14h às 22h, no Centro de Eventos do Pantanal (CEP), em Cuiabá.

“O setor de cervejaria artesanal segue crescendo em Mato Grosso, por isso, o Sebrae/MT tem focado neste segmento para apoiar os empreendedores que querem investir nisso ou até mesmo aos que já atuam na área e querem ideias, conceitos ou novidades para o seu negócio”, explica Inajara Amorim, gestora de Negócios de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT.

Espaço conceito será voltado ao autosserviço com inovação, tecnologia e praticidade – Foto: Divulgação

A analista técnica do Sebrae/MT, Beatriz Jardim, explica que a ‘cervejaria funcional’ que será instalada na Feira do Empreendedor foi pensada como um espaço de networking e benchmarking. “É uma oportunidade para o empresário que gosta de fabricar ou pretende fabricar a sua cerveja, mas não tem interesse em atuar com a questão da logística para vendas externas. O espaço criado na Feira é para quem pretende fabricar e vender no próprio local”.

Os espaços criados pelo Sebrae/MT vão garantir que os empreendedores possam se conectar com fornecedores, especialistas e outros empresários que compartilham a mesma paixão por construir e expandir negócios de sucesso.

“O Brewpub é uma tendência que vem ganhando espaço não só no Brasil, mas internacionalmente, pois a produção artesanal atrai um público que gosta do sabor original da bebida. Trazer esse conceito é interessante para que os empreendedores possam se inspirar. Os visitantes poderão aprender na prática como melhorar ou criar seu negócio e encontrar dados sobre o mercado e subsídios”, reforça Beatriz.

Caso de sucesso

Rodrigo Gunha é um apaixonado por cerveja que decidiu começar a empreender no setor em 2014, em Rondonópolis. Ele conta que a ideia inicial era produzir cerveja artesanal para consumo próprio, mas depois resolveu comercializar o produto quando surgiu a vontade de abrir um negócio.

O engenheiro químico diz que é transformador trabalhar com o que gosta. “Qualquer pessoa que cozinha ou produz alguma bebida vai entender essa sensação. É muito prazeroso ver as pessoas comendo ou bebendo que a gente faz. E colocamos uma ótima energia nisso, fazemos de coração. Nossa cerveja é artesanal, feita por nós, então temos muito cuidado com a receita, com o processo de fermentação. Eu e minha esposa já viajamos pelo mundo buscando inspirações e novas receitas para o nosso negócio”, afirma.

O empreendedor, proprietário da cervejaria que leva o nome do município, explica que o seu negócio tem crescido e para isso, contou com o apoio do Sebrae/MT para consolidar sua empresa.

“O Sebrae/MT nos ensinou a efetivamente gerenciar nosso negócio. Somos muito gratos porque aprendemos tudo, desde o que é um Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), como faz composição de custo, planilha o negócio e cuida do dinheiro. Eu sempre falo que fazer 10 mil litros de cerveja é fácil, difícil é vender 10 mil litros de cerveja”.

Rodrigo ressalta que saber vender o produto, dominar a comunicação e saber se posicionar é fundamental para o sucesso do negócio. “Eu fiz curso de marketing digital do Sebrae/MT pelo WhatsApp, então tem muita ferramenta disponível para a gente que empreende. Saímos de 500 litros por mês para 6 mil litros por mês de produção e somos a única cervejaria artesanal da região Sul do estado e o Sebrae/MT faz parte da nossa história”, finaliza.

Feira do Empreendedor

Além do setor gastronômico – englobando bebidas e alimentos – o megaevento também irá abranger outros serviços variados como beleza, saúde, consciência ambiental, internacionalização, energia solar, pet, financeiros, etc. A Feira também terá diversos setores expondo produtos e iniciativas com referências em microfranquias, tecnologia, inovação, economia criativa, entre outras ações que serão apresentadas por mais de 36 horas de programação.

O maior evento de empreendedorismo do estado vai contar com a presença de palestrantes renomados como a empresária Rachel Maia, o ex-técnico Zico, a escritora Branca Barão, o atleta de alta performance Joel Jota, o escritor Marcos Piangers, o casal Roberta Carbonari e Paulo Muzzi, a empresária Natália Martins (Nati Beauty) e o publicitário Walter Longo.

Toda esta programação rica em conhecimentos e conteúdos voltados aos mais diversos segmentos deve impactar mais de 100 mil pessoas durante os quatro dias de evento. Mais informações sobre a Feira do Empreendedor podem ser acessadas pelo link: https://feiradoempreendedor.mt.sebrae.com.br/. As inscrições são gratuitas.

+ Acessados

Veja Também