Cerrado: Empresas podem apresentar proposta para trabalhar na coleta de dados do IFN

Redação PH

Redação PH

consumo das festas de final de ano aumentam a produção de resíduos na capital

Cerrado: Empresas podem apresentar proposta para trabalhar na coleta de dados do IFN

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) abriu licitação para contratar empresa para fazer a coleta de dados em campo do Inventário Florestal Nacional (IFN) no bioma Cerrado. As empresas têm até o dia 2 de fevereiro para apresentar proposta.

A equipe contratada fará o trabalho nos estados da Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins.

O processo licitatório está sendo realizado pelo SFB em cooperação técnica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e seguirá os procedimentos de Licitação Pública Nacional (LPN) estabelecidos nas Políticas GN 2349-9 do banco. Cliqueaquipara mais informações.

Cerrado

O bioma ocupa cerca de 22% do território brasileiro, em 11 estados e no Distrito Federal. Reconhecido como a savana mais rica do mundo, com mais de 11,5 mil espécies de plantas nativas já catalogadas, o Cerrado abriga as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul: Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata).

IFN

Coordenado pelo Serviço Florestal, o IFN é uma das maiores ações já realizadas para conhecer os recursos florestais por meio de coleta de dados em campo. A maior parte dos estudos disponíveis até hoje utilizam imagens de satélite. Essa iniciativa trará, de forma mais precisa, dados sistematizados e periódicos sobre os estoques de madeira e carbono e a biodiversidade das florestas de todo o país.

No Cerrado, o IFN conta com recursos do Programa de Investimento Florestal (FIP, do inglês Forest Investment Program), vinculado ao Fundo de Investimentos Climáticos (CIF, do inglês Climate Investment Funds). Os recursos são geridos pelo BID.

+ Acessados

Veja Também