Cerca de mil cidadãos envolvidos no ‘Assembleia Itinerante em Ação’

cerca de mil cidadãos envolvidos no ‘assembleia itinerante em ação’



O projeto “Assembleia Itinerante em Ação” atendeu quase mil cidadãos da região médio-norte de Mato Grosso, no município de São José do Rio Claro. Foram 14 categorias de serviços oferecidos a 718 pessoas e cursos para 230 alunos ao longo desta sexta-feira (29) e à noite os deputados realizam uma sessão especial na Câmara de Vereadores. Os atendimentos médicos foram os mais requisitados e mais de 200 pessoas passaram por especialistas e realizaram exames.
O atendimento foi fundamental para a trabalhadora rural Salete da Silva, 59, que mora em um sítio em São José do Rio Claro. Há dois anos ela conseguiu fazer uma ressonância magnética, mas por falta de médico especialista no município, nunca pode levar o exame para avaliação. Nesta sexta-feira ela enfim conseguiu uma avaliação.
“Eu estou há dois anos aguardando um ortopedista para ver o meu problema no joelho e na coluna. Agora vou poder me tratar, o médico me receitou medicamentos para poder evitar uma cirurgia”, desabafa a trabalhadora.
O prefeito do município, Valdomiro Lachovick, agradeceu a realização do evento em São José do Rio Claro e destacou a importância para a população. “Estamos muito felizes em sermos contemplados com esse projeto. Agradeço o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho, por atender nossa reivindicação e atender nossa comunidade. Esperamos que seja o primeiro de muitas parcerias com a Assembleia”.
O secretário de administração e finanças da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Ricardo Adriane, destacou o compromisso dos deputados e servidores em atender a população mato-grossense. “Estamos mobilizados em apresentar para a população os trabalhos da Assembleia e também em levar serviços necessários e que muitas vezes não estão disponíveis em todos os municípios”.
E os serviços são variados. A trabalhadora Solange Fernandes, 55, aproveitou a iniciativa para cortar o cabelo. “Ouvi no rádio que haveria atendimento e vim. Adorei o corte e ainda economizei R$ 35”.
Por falar em dinheiro, a vendedora Glória Maria de Oliveira, 45, viu no evento uma oportunidade de faturamento extra. Ela vende picolés e sorvetes e desde cedo foi para a Escola Estadual Anísio José Moreira. “Espero vender bastante. Sábado e domingo faturo cerca de R$ 50 de lucro e espero atingir essa marca hoje”.
Na escola José Cezário de Castilho, 230 pessoas participaram de cursos oferecidos pelo projeto, nas áreas de educação e saúde. Assim, somam mais de 900 pessoas atendidas pela iniciativa da Assembleia Legislativa que envolveu, além de São José do Rio Claro, que possui 19 mil habitantes, os municípios de Nova Mutum, Nova Maringá e o Distrito de Brianorte.
Serviços– Foram realizados atendimentos médicos de cardiologia, ortopedia, pediatria, clínica geral e exames laboratoriais. Com relação a documentos, foram feitas emissões de Registro Geral (RG), Certidão de Pessoa Física (CPF), regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), Bolsa Família e ainda atendimento da Defensoria Pública do Estado, da Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Procon, e o espaço da beleza.