Centro de Imagens da Apor completa um ano com quase três mil mamografias

Redação PH

Redação PH

estado amplia procedimentos cirúrgicos em rondonópolis

Centro de Imagens da Apor completa um ano com quase três mil mamografias

No último domingo, 12 de fevereiro, a Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (Apor) comemorou um ano de inauguração do Centro de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama, estrutura da entidade que realiza exames de mamografia através de convênios. Neste período, foram feitos 2.864 exames de mamografia, que ajudaram a minimizar a fila que hoje está em torno de cinco mil mulheres à espera da prevenção, somente em Rondonópolis. Quando a Apor iniciou este trabalho, a demanda era estimada entre seis e sete mil mulheres.

Além de atender ao convênio firmado em julho do ano passado com o Consórcio Regional de Saúde Sul de Mato Grosso, o Centro também faz exames para o município de Itiquira, através de credenciamento direto, e para o Hospital Regional, localizado em Rondonópolis.

Para manter o atendimento ativo, a diretoria da Apor busca constantemente novas parcerias com municípios e órgãos. “Construímos um local adequado para a prevenção, com tecnologia de ponta através de um mamógrafo digital e de um ultrassom, temos o custo de manutenção que é alto e, acima de tudo, queremos oferecer a possibilidade da prevenção, do diagnóstico mais cedo para aumentar as chances de cura. Pra isso, precisamos firmar convênios”, destacou a presidente da entidade, Letícia Fassina Fachinetto Mendonça.

A novidade em 2017, conforme lembrou Letícia, é o funcionamento, em breve, do ultrassom adquirido em 2016. O aparelho será utilizado para exame complementar ao da mamografia, quando o médico especialista fizer a solicitação, e o trabalho também acontecerá através de convênios. “Estamos à disposição para atender”, pontua a dirigente.

História

A história do Centro de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama foi desenhada com a ajuda de muitas pessoas. A iniciativa foi pensada durante uma palestra sobre câncer de mama, com a presença de dirigentes da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (Acir), que sugeriram uma parceria com a entidade. Em abril de 2015 a Acir entregou R$ 100 mil para a Apor, que com o valor deu o ponta pé inicial ao projeto, com custo completo de quase um milhão de reais. Na sequência, a Procuradoria Regional do Trabalho de Rondonópolis doou mais R$ 310 mil, oriundos de acordos judiciais de multas trabalhistas.

A compra do mamógrafo digital, de última geração, aconteceu no dia 9 de abril do mesmo ano. O restante do valor necessário para a obra de reforma do prédio, compra do mobiliário, documentação e contratações de profissionais foi preenchido através das doações que a entidade recebe mensalmente através das contas bancárias, conta de energia, cofrinhos espalhados pelo comércio e eventos beneficentes, como leilões de gado realizados por entidades diversas em Rondonópolis, Alto Garças, Guiratinga, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga e Colniza. A unidade está localizada na Av. Cuiabá, ao lado da Caixa Econômica Federal, no Centro de Rondonópolis.

+ Acessados

Veja Também