Celebração pelo 15° Intereclesial acontecerá virtualmente no próximo sábado

Evento nacional acontecerá em Rondonópolis em 2023

Com o objetivo de dar a benção da saúde para toda a população e de fortalecer a fé dos cristãos, as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da diocese de Rondonópolis/Guiratinga realizarão uma missa online no próximo sábado (15), às 17h00 (horário de Mato Grosso) que será presidida pelo bispo Dom Juventino Kestering. Na ocasião será também informado sobre a nova data do 15° Encontro Intereclesial das CEBs.

“Com muita alegria a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga/MT, terra de Boe-Bororo, povos originários deste chão, assumiu sediar o 15º Intereclesial. Assim, pela segunda vez, o Oeste do Brasil é contemplado com esse encontro que renova, alegra e anima a caminhada da Igreja”, afirma o bispo.

As equipes organizadoras do evento elegeram todo dia 15 como o “Dia D”, de menção pela próxima edição do Intereclesial. A intenção é fortalecer e informar sobre as caminhadas das Comunidades, divulgar os trabalhos das CEBs e motivar a preparação deste importante encontro que terá como sede a cidade de Rondonópolis. De acordo com Dom Juventino “ o Intereclesial leva em consideração a necessidade de se desenvolver um trabalho mais próximo das pessoas, das famílias, das pequenas comunidades, bem como de ajudar os cristãos leigos e leigas a fazerem a experiência de Jesus Cristo a partir de sua participação em pequenos grupos e em consonância com as orientações do papa Francisco, que insiste numa Igreja que perceba as necessidades das pessoas, as suas dores e alegrias. ”



A missa acontecerá na sede da igreja Santa Cruz, em Rondonópolis e será transmitida pelas redes sociais facebook e instagram @catedralsantacruz ou @diocesederondonopolisguiratinga. “Nessa celebração iremos também anunciar decisões importantes sobre a realização do 15° Intereclesial. Vamos estender nossas mãos sob todos os doentes, de modo especial os acometidos pela Covid-19, para que sejam libertados dessa doença. É importante que cada um tenha o cuidado sobre si e assim cuidaremos de todos”, destaca Dom Juventino.

Evento: O Intereclesial é um evento que começou a ser articulado na década de 70, é realizado pelas comunidades eclesiais de base, tem apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), conta com a presença de cristãos leigos e leigas, bispos, presbíteros, religiosos e religiosas, assessores e assessoras de todo Brasil. O último encontro ocorrido no ano de 2018 em Londrina /PR reuniu cerca de 2700 participantes.

“O 15º Intereclesial será a continuidade dos catorze intereclesiais anteriores, com seus aprendizados, suas marcas, seu grito histórico por justiça social, mesmo em meio às contestações e críticas. Fiéis a Jesus Cristo, ao Evangelho, à Igreja, e a partir de Jesus Cristo, neste processo de caminhada, tanto a realização do Intereclesial, bem como as ações após 2022 devem ter a marca da partilha, da celebração, da troca de experiência, da avaliação, do respeito às diferenças, da tolerância, da interação com o outro, do exercício do ecumenismo e do diálogo inter-religioso, da vivência da igualdade, da abertura para aprender com o outro, aprender do atual momento histórico da humanidade, das indicações e linhas pastorais do Papa Francisco, em profunda comunhão com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil”, finalizou Dom Juventino.

Mais informações em http://cebsdobrasil.com.br/