Casal de onças-pintadas é flagrado por grupo de amigos em estrada em MT

Amigos acreditam que onças estavam acasalando no momento em que passaram pela estrada — Foto: Saulo Arruda/Reprodução



Um casal de onças-pintadas foi flagrado por um grupo de amigos que passava de carro pela estrada Transpantaneira, em Porto Jofre, distrito de Poconé, a 103 km de Cuiabá, no sábado (30). Os amigos acreditam que os animais estavam acasalando no momento em que passaram pela região.

O advogado Saulo Arruda gravou um vídeo que mostra as onças caminhando de forma tranquila pela estrada.

Depois da observação, ao acelerarem o carro para seguir viagem, as onças correram para uma área de mata às margens da estrada.

“Pareciam estar tranquilas. Estávamos indo para uma pousada para participar de uma palestra que falava sobre onças-pintadas, devido ao Dia Mundial da Onça, comemorado no dia anterior. No caminho, fomos presenteados com a aparição delas”, contou.

Segundo Saulo, essa é a primeira vez que ele vê uma onça-pintada de perto. “Já a vi em outras oportunidades, mas sempre passando correndo. Pela primeira vez consegui observar com tranquilidade”, disse.

Durante o percurso de volta para casa, os amigos encontraram várias pegadas do animal na estrada e desceram do carro para ver de perto.

“As pegadas pareciam recentes. Filmamos por um tempo, mas preferimos não arriscar muito, pois ainda poderiam estar por perto”, ressaltou.

Onça-pintada

A onça-pintada é considerada o maior felino do continente americano. Ela pode medir até 1,90 metro de comprimento e 80 centímetros de altura. Os machos pesam cerca de 20% a mais do que as fêmeas, podendo chegar a 135 kg.

A onça-pintada pode viver em vários tipos de hábitat, desde que uma parte da vegetação seja densa. É um animal solitário e territorial.

A espécie é classificada pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) e pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) como vulnerável e está no Apêndice I da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies de Fauna e Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (Cites).

O risco de extinção está associado ao comércio. A comercialização da onça-pintada só é permitida em casos excepcionais, mediante autorização expressa.