Casa Silva Freire promove décimo episódio da série Conversas ao pé do Cajueiro

Picture of Secel-MT

Secel-MT

Divulgação

Casa Silva Freire promove décimo episódio da série Conversas ao pé do Cajueiro

Compartilhe:

A Casa de Cultura Silva Freire (CSF) promove nesta sexta-feira (28.07), às 17h, o décimo episódio da série ‘Conversas ao pé do Cajueiro’. Com o tema ‘Produtores dos Tecidos Culturais: Experimentações Poéticas com Silva Freire’, a live é transmitida pelo canal do YouTube/@casasilvafreire.

A realização da série conta com a parceria da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), que apoia ainda outras iniciativas desenvolvidas pela Associação, como a formação de agentes culturais, visitas mediadas e demais ações que visam preservar e difundir a obra do poeta Silva Freire.

De acordo com a coordenadora da CSF, Larissa Silva Freire, a atitude do poeta em estimular e apoiar os produtores do tecido cultural, incentivando-os a se comportar de modo aguerrido no campo da arte e da política, levou à escolha do tema da live 10. “Queremos destacar a preposição ‘com’ por indicar a importância do contágio com a obra, o pensamento e a pessoa de Silva Freire”.

Nesse décimo episódio da série, os escritores Caio Ribeiro e Luiz Renato discutem a obra do poeta, com mediação da filósofa Maurília Valderez. 

Além dos 12 programas “Conversas ao pé do cajueiro”, planejados para ocorrer mensalmente, a Casa Silva Freire oferece ainda uma série de visitas escolares guiadas e oficinas de formação.  

Ponto de Memória

Além de ter sido uma das instituições vencedoras do edital Rede Pontos de Cultura da Secel-MT, agora a Casa de Cultura Silva Freire também é Ponto de Memória pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus).

“Esse reconhecimento abrange não só a família e a equipe atual da Casa Silva Freire, mas também artistas, professores, advogados, amigos, admiradores e leitores de Silva Freire que colaboraram para a divulgação de sua literatura”, destaca Larissa Silva Freire, coordenadora da CSF.

Localizada na Rua Cândido Mariano, 707, Centro Norte de Cuiabá, a Casa de Cultura Silva Freire abriga acervo com boa parte da produção cultural do poeta Silva Freire, coleção literária (com muitos textos inéditos), fotos, documentos, áudios, vídeos e objetos pessoais.  

A Casa de Cultura Silva Freire, fundada em 8 de abril de 2010, é uma associação sem fins lucrativos, que possui a finalidade de preservar e difundir a obra do poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire, os costumes e tradições da cuiabania, patrimônio material e imaterial, bem como o próprio Silva Freire fazia quando escrevia seus artigos, poemas e contos.

*Com informações da assessoria de imprensa CSF

Deixe um comentário

Veja Também