Cartinhas do Papai Noel dos Correios já podem ser adotadas em MT

Foto: Correios

A campanha para adotar as cartinhas do Papai Noel dos Correios já iniciou, pela internet começou na segunda-feira (11) em Mato Grosso. As cartas que foram escritas por crianças de famílias de baixa renda poderão ser escolhidas na internet até o dia 29 de novembro e estão disponíveis apenas para Cuiabá.

Entretanto, nas agências dos Correios as cartinhas podem ser adotadas até o dia 13 de dezembro. A campanha é realizada pelos Correios em parceria com alunos de escolas públicas e instituições sociais. A expectativa é de cerca de 23 mil cartinhas recebidas para este ano.

A campanha de adoção de cartinhas é realizada há 30 anos. A ação faz com que os presentes pedidos pelas crianças nas cartas sejam atendidos com o apoio de voluntários que adotam as cartinhas.

Em 2018, foram adotadas 11.167 cartinhas em Mato grosso, segundo os Correios.

Neste ano, assim como na última edição, a campanha traz a possibilidade de adoção de cartinhas pela internet. As cartinhas ainda podem ser escritas e enviadas às agências até o dia 6 de dezembro, no entanto, somente para crianças de até 10 anos.

As cartinhas online estão disponíveis na internet em um blog dos Correios. A entrega do presente pelo padrinho deve ser feita no ponto de entrega indicado no próprio site.

Em Mato Grosso, nos últimos dois anos, mais de 50 mil cartas foram entregues ao ‘Papai Noel’. Em 2017 o estado recebeu 23.376 cartinhas escritas por crianças e, em 2018 foram recebidas 26.787 cartinhas.

Campanha é realizada há 30 anos em parceria com alunos de escolas públicas e instituições sociais em MT  — Foto: Correios

Campanha é realizada há 30 anos em parceria com alunos de escolas públicas e instituições sociais em MT — Foto: Correios

A campanha

A campanha Papai Noel dos Correios é uma iniciativa de carteiros que, durante a rotina de trabalho, recebiam cartas escritas por crianças, destinadas ao Papai Noel, porém, sem endereço.

Sensibilizados, resolveram adotar eles mesmos as cartinhas e enviar os presentes. Com o passar do tempo, a ação ganhou proporção e acabou se transformando num projeto corporativo.

A partir de então, as cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas e, depois, são disponibilizadas nas unidades da empresa para os voluntários.

Os carteiros não distribuem cartas das crianças diretamente à população, em suas residências. Os interessados precisam buscar as correspondências nas unidades ou se cadastrar no blog da campanha.

Em 2018 foram presenteadas 11.167 crianças por meio da campanha Cartinhas do Papai Noel dos Correios em MT — Foto: Correios

Em 2018 foram presenteadas 11.167 crianças por meio da campanha Cartinhas do Papai Noel dos Correios em MT — Foto: Correios

Os presentes são recebidos nos pontos de entrega divulgados e os Correios fazem a distribuição. Não é permitida a entrega direta do presente, por isso, o endereço da criança não é divulgado, nem informado ao padrinho.