Carros clássicos viram ‘pubs sobre rodas’

Redação PH

Redação PH

carros clássicos viram 'pubs sobre rodas'

Carros clássicos viram ‘pubs sobre rodas’

Um hobby que virou negócio. Foi assim que o analista de sistemas Bento de Moura, de 33 anos, se tornou um empreendedor na área de cerveja artesanal em Piracicaba (SP). Até aí, nada de tão novo, se não fosse o fato de a "loja" ser sobre quatro rodas, em um Ford Galaxie 1979, batizado de Elwood. “Ele completa minha identidade”, disse Moura.
Com até seis torneiras de cerveja na pressão, além dos acessórios, o veículo virou uma espécie de pub sobre quatro rodas. Mas o possante não é o único. Moura também circula com o 4×4 Jeep Willy 1959, também chamado de Quadrúpede ou Pé de Pano.
Ao todo, Moura diz que investiu em equipamentos para produção de cerveja artesanal cerca de R$ 10 mil, incluindo chopeiras, barris, cilindros, panelas, entre outros itens.
Bento serve cliente durante degustação de cerveja artesanal em Piracicaba (Foto: Claudia Assencio/G1)
O que começou como degustação informal entre amigos se tornou evento público frequente e a céu aberto. Bento continua a trabalhar na área digital, mas seus projetos no ramo das cervejas vão muito bem, diz ele. A marca teve seu lançamento oficial em 2014 e tem como slogan os dizeres “Feito à Mão”.
O número de eventos realizados cresceu, a abrangência também se ampliou, mas sem perder a identidade e o conceito que sua marca imprime, afirma o empreendedor. Ele tem feito até três eventos de rua por mês e o faturamento médio de cada um é de R$ 1,4 mil.
Bento Moura durante degustação de cerveja
em Piracicaba (Foto:Claudia Assencio/G1)
Alguns eventos necessitam da contratação de mais pessoas para trabalhar no atendimento aos clientes, conta. Os produtos oferecidos vão desde as cervejas até pães, linguiças, hambúrgueres e outros acompanhamentos artesanais criados pelo parceiro e chef de cozinha Felipe Grecco.
O negócio de Moura também realiza workshops e treinamentos sobre fabricação de cervejas, as brassagens. Em parceria com pelo menos quatro empreendimentos, o analista expandiu a iniciativa e já atinge espaços como feiras, bazares, estúdios musicais e galerias de arte no interior paulista e na capital.
Camisetas
“Fechamos um evento mensal com um bar de São Paulo especializado em refrigerantes. Para outra casa do ramo de cervejas especiais e importadas, fornecemos nossos produtos artesanais e daremos nosso primeiro curso de brassagem fora de nossa empresa”, relatou.
O logo da marca também foi feito à mão e leva o desenho do Galaxie. A identidade da marca tem até conquistado adeptos, conforme o proprietário. Moura diz que adquiriu equipamento de serigrafia, como telas, berços e garras para atender uma demanda inesperada. Segundo ele, já começaram a aparecer pedidos de cliente por camisetas da marca. "A ideia inicial é fazer camisas e 'bolachas' de copo com nosso logo."
Galaxie 79 compõe identidade de marca de cerveja artesanal (Foto: Bento Moura/Arquivo Pessoal)
Bento Moura realiza consultoria para quem quer aprender a fazer cerveja (Foto: Bento Moura/Arquivo Pessoal)

+ Acessados

Veja Também