Carros a gasolina da Volkswagen também têm dados sob suspeita

Redação PH

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Carros a gasolina da Volkswagen também têm dados sob suspeita

Em um segundo capítulo do escândalo de emissões de poluentes, que começou com motores a diesel, a Volkswagen informou que 4 motores a gasolina têm dados sob suspeita. Nesse caso, é o nível de dióxido de carbono (CO2) que está sendo questionado e a investigação envolve também propulsores a diesel.
A montadora já havia informado que 800 mil unidades estavam sob suspeita; na última sexta-feira (13), ela detalhou que 430 mil são ano 2016 e listou marcas, modelos e motores envolvidos.
O caso da fraude de emissões começou em setembro passado, com a denúncia da agência ambiental americana (EPA) de que a Volkswagen usava, em propulsores a diesel, um programa de computador que reduzia a emissão de óxido nitrogênio (NOx) apenas quando percebia que o carro estava passando por uma inspeção.
Em condições normais de rodagem, esses modelos emitiam mais NOx do que o declarado.
Na época, a Volkswagen admitiu que esse software foi usado em 11 milhões de veículos equipados com motor EA 189, que é 2.0 litros. Entre eles, estão modelos como o Golf e o Jetta.
No Brasil, onde é proibida a venda de carros de passeio com motor a diesel, a montadora disse que apenas a picape Amarok, anos 2011 e 2012 (lote parcial), está envolvida. Por causa disso, o Ibama multou a empresa em R$ 50 milhões.
Motores 1.0 TSI e 2.0 TFSI
No início de novembro, a Volkswagen divulgou que, durante investigação interna, encontrou "incoerências" também nos dados de CO2 de 800 mil veículos. Inicialmente, foi informado apenas um modelo com motor a gasolina, o Polo, equipado com o 1.4 litro ACT.
Nesta sexta, a montadora divulgou a lista dos modelos 2016 afetados nessa nova nvestigação e relacionou mais 3 motores a gasolina: o 1.0 de 3 cilindros TSI de Polo, Seat Ibiza e Leon, o 1.8 de 4 cilindros TFSI do Seat Leon SC e da Sport Tourer. E o 2.0 TFSI de Volkswagen Golf e Passat, também de 4 cilindros. Além deles, são citados motores a diesel de carros como Audi A1, Volkswagen Tiguan e Passat.
O nível de CO2 real desses modelos ano 2016 não foi divulgado. A Volkswagen informa que ele será determinado junto com autoridades locais. E que o site de cada país ou região atendidos pela marca vai divulgar novas informações sobre o caso nas próximas semanas e disponibilizará a consulta por número do chassi.
A fabricante destaca que continuará investigando, junto às autoridades, quais modelos de anos anteriores também estão sob suspeita. "Baseado no que se sabe até agora, o grupo Volkswagen continua antecipando que o total (de veículos envolvidos) deverá ser o número previamente informado de 800 mil", disse a companhia, em comunicado.

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