Carne: Missão avança e define agenda de japoneses para visita de inspeção

Redação PH

Redação PH

mazette acompanha recuperação de estradas de acesso ao maria flávia

Carne: Missão avança e define agenda de japoneses para visita de inspeção

Uma equipe de técnicos do Japão virá ao Brasil para visitar laboratórios, frigoríficos e fazendas com o objetivo de acelerar a liberação da entrada de produto de origem animal no país. O convite foi feito pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT), que representa o Senado Federal na Missão Brasileira a Tóquio e depois a Moscou, na Rússia – para discutir novas parcerias e abertura de novos mercados. Essa equipe deverá ser liderada pela vice-ministra da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão, Keiko Nagaoka.

Além da inspeção às propriedades rurais, unidades processadoras e centros de controle da carne bovina no Brasil, a vice ministra japonesa, segundo Wellington, deverá reunir-se com autoridades brasileiras e também com integrantes do Congresso Nacional para troca de experiências. “A convidamos para uma exposição na Comissão de Agricultura do Senado, para que possamos ampliar nosso programa de cooperação técnica e controle sanitário. De forma que o Brasil adote medidas para evitar que haja futuros embargos” – frisou.

Desde dezembro de 2012 por causa de um caso atípico de vaca louca, o Japão decidiu suspender a importação de carne bovina do Brasil. Nessa reunião, a ministra Kátia Abreu, que lidera a Missão Brasileira, cumpriu a penúltima das sete etapas previstas para a liberação do comércio do produto no oriente. Kátia entregou aos ministérios da Agricultura e da Saúde do Japão os documentos de análise de risco que estavam pendentes. A expectativa é que a inspeção e visita ocorram dentro de 30 dias, paralelamente à abertura de uma consulta pública.

Wellington Fagundes destacou que a Missão Brasileira está otimista quanto a liberação da entrada da carne brasileira no Japão. Especialmente porque durante a reunião a ministra japonesa, que cuida das barreiras sanitárias relacionadas a doenças transmissíveis ao homem, prometeu encaminhar o assunto de forma “proativa”.

“Hoje trocamos muitas informações importantes em nível técnico. Gostaríamos de dar andamento a essa discussão de forma proativa e continuar com a discussão para liberar a importação de carne” – disse Nagaoka. Na reunião, a ministra Katia Abreu reafirmou os princípios do governo brasileiro e deixou claro que Ministério da Agricultura está empenhado em aprimorar o sistema de defesa animal e vegetal.

A ministra brasileira destacou ainda o reconhecimento de organizações internacionais, como OIE [Organização Mundial de Saúde Animal], que afirmam e reafirmam a qualidade da carne brasileira. “O Japão tem uma ótima relação com o Brasil e, do ponto cientifico e técnico, não teremos problema nessa área” – observou Kátia Abreu.

COMÉRCIO BILATERAL – A Missão Brasileira cumpriu nesta segunda-feira, (06) em Tóquio, uma extensa agenda de trabalho negociando a ampliação do comércio bilateral entre os dois países. Pela manhã, as autoridades brasileiras participaram de um seminário com investidores locais e tradings, apoiado pela Confederação das Indústrias do Japão, o chamado “Keidaren”. Na pauta, investimentos em logística e oportunidades do agronegócio no Brasil.

A comitiva brasileira ainda realizou encontro com dirigentes da Mitsubishi Corporation, empresa global integrada que desenvolve e opera negócios em praticamente todos os setores, incluindo finanças, o setor industrial, energia, metais, maquinaria, produtos químicos, elementos essenciais de vida e negócios relativos ao meio ambiente; e também com a Sumitomo Corporation, que mantém no Brasil diversos negócios e investimentos em setores como mineração e agroquímicos, além de projetos nos campos de energia, infraestrutura, consumo, produção e logística.

+ Acessados

Veja Também