Carne de frango: operação da PF frustra exportações de março

Redação PH

Redação PH

novas regras são definidas para a pesca da tainha

Carne de frango: operação da PF frustra exportações de março

Uma vez que em janeiro e fevereiro os embarques de carne de frango in natura aumentaram 13,6% e 4,5% sobre, respectivamente, os mesmos meses de 2016 – o que dava o tom das exportações do produto no transcorrer de 2017 – contava-se que em março passado se alcançasse, pelo menos, o mesmo volume de um ano atrás – 368.442 toneladas, recorde para o terceiro mês do ano. Mas a divulgação da operação da Polícia Federal frustrou essas expectativas.

De toda forma, o resultado divulgado pela SECEX/MDIC não chega a ser de todo ruim, visto que no mês foram embarcadas 343.272 toneladas do produto, apenas 6,83% a menos que um ano antes e 14% a mais que em fevereiro passado, quando o volume embarcado mal passou das 300 mil toneladas.

Notar, entretanto, que fevereiro teve cinco dias úteis a menos que este último março (é um dos meses mais curtos de 2017). E isso posto na ponta do lápis a conclusão é a de que o volume exportado em março ficou mais de 10% aquém do registrado em fevereiro.

O mais importante, porém, é que o desempenho do último mês não reflete idealmente a realidade do mercado exportador após a malfadada deflagração da operação da PF. Porque à altura de sua divulgação (17 de março), os negócios do mês já estavam fechados.

Em outras palavras, só o tempo mostrará os efeitos dessa intempestiva ação.

+ Acessados

Veja Também