Carne de frango: embarques fracos na 2ª semana de março

Redação PH

Redação PH

famato e corpo de bombeiros discutem a segurança nas feiras agropecuárias de mt

Carne de frango: embarques fracos na 2ª semana de março

Os dados mais “pé no chão” da segunda semana de março indicam que as exportações de carne de frango do corrente mês terão desempenho bem mais modesto que o apontado no levantamento da primeira semana. Que, sem dúvida, carrega “restos” não contabilizados de fevereiro passado.

Por exemplo, na semana passada (6 a 10, cinco dias úteis) os embarques de carne de frango in natura somaram 62.915 toneladas, volume que corresponde a uma média diária de 12.583 toneladas. Isso representa redução de 35% sobre a semana anterior (19.465 toneladas/dia; 58.395 toneladas em três dias).

Porém, se esse volume for distribuído por quatro dias (supondo-se embarques não contabilizados de 27 de fevereiro), a média diária da semana passada será apenas 13% menor que a do período inicial de março (perto de 14.600 toneladas/dia).

Na ausência de dados mais concretos sobre o “estoque” transferido de fevereiro, tem-se agora, para março corrente, duas diferentes projeções sobre o possível total mensal. Ou seja: mantida a média diária da semana passada (12.583 toneladas), o volume de carne de frango in natura embarcado em março ficará próximo das 290 mil toneladas.

Já a média diária apontada pela SECEX/MDIC (15.164 toneladas, com “restos” de fevereiro passado) sinaliza embarques de quase 350 mil toneladas de produto in natura – um volume elevado, mas ainda aquém das 368 mil toneladas de um ano atrás. Mas efetivamente positivo, por ora, só o preço médio, que segue aumentando. O valor até aqui registrado – cerca de US$1.705/t – é 23% superior ao de março de 2016.

+ Acessados

Veja Também