Carne de frango: embarques aumentam na 3ª semana do mês

famato e corpo de bombeiros discutem a segurança nas feiras agropecuárias de mt

Na terceira semana de março (12 a 18, cinco dias úteis) os embarques de carne de frango ficaram próximos das 76 mil toneladas, aumentando 13 mil toneladas (pouco mais de 20%) em relação à semana anterior. Com esse desempenho, o volume acumulado nos primeiros 13 dias úteis do mês (de um total de 23 dias úteis) soma 197.294 toneladas, resultado que corresponde a embarques médios diários de pouco mais de 15 mil toneladas.

Não é, convenhamos, o resultado que todos esperavam frente às perspectivas de aumento das exportações. Mas como março é um dos meses com maior número de dias úteis de 2017 (igual a março, só agosto), a tendência era a de que o menor volume diário fosse compensado através de maior número de embarques no mês.

Assim, tomando-se a média diária até aqui registrada, a tendência era a de alcançarem-se, aproximadamente, 350 mil toneladas, 5% a menos que no mesmo mês do ano passado (368,4 mil toneladas em março/16), mas 16% a mais que em fevereiro último (301 mil toneladas).

Mas depois do malfadado espetáculo da última sexta-feira (17), tudo fica no terreno estéril das conjecturas. Pois, a esta altura, já não se sabe nem mesmo o destino final do que foi embarcado nas últimas semanas. Além disso, prevalece, para algumas empresas, a recomendação de suspensão dos embarques até que tudo se esclareça junto aos importadores. Em suma: nos últimos 10 dias úteis de março (e não se sabe até quando), as exportações de carne de frango serão significativamente reduzidas.