Cardiologistas orientam população sobre alterações nas batidas do coração em MT

Redação PH

Redação PH

ter um ápice de prazer por dia reduz em 22% chances de desenvolver câncer de próstata, revela estudo

Cardiologistas orientam população sobre alterações nas batidas do coração em MT

No dia 23 de setembro em que se comemora o Dia do Portador de Marcapasso, cardiologistas do Brasil inteiro estarão orientando a população sobre como identificar alterações nos batimentos cardíacos.

A campanha que tem como tema “Tome uma medida de pulso” quer orientar o maior número de pessoas possível. “Muitas pessoas tem problemas cardíacos mas não sabem por nunca irem ao cardiologista. Nossa intenção com essa campanha é que a população possa identificar alterações nos batimentos cardíacos, que podem ser indicativos de arritmias cardíacas e de doenças cardíacas, como por exemplo insuficiência cardíaca. Isso pode ser feito verificando os batimentos no pulso”, afirmou o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia em MT(SBC-MT) o cardiologista Júlio César Oliveira.

O número de batimentos cardíacos considerado normal está entre 60 e 100 por minuto, ou um batimento por segundo. Abaixo desse valor, quando ocorrem batimentos cardíacos lentos ou a pessoa apresenta sintomas como tonturas, escurecimento visual, desmaios, sente-se cansada e frequentemente ofegante, ela deve procurar um cardiologista para definição do diagnóstico. Pode-se tratar de um caso grave, com risco de vida e que necessite de um implante de marcapasso definitivo.

As alterações podem ser de aceleramento ou lentidão nos batimentos, mas também podem ser falhas no batimento.

Vale observar sintomas, como falta de ar, cansaço, inchaços, internações hospitalares e aumento da mortalidade que pode significar insuficiência cardíaca que é a deficiência do coração em bombear o sangue. Atualmente, 22 milhões de pacientes são portadores de insuficiência cardíaca no mundo.

Segundo dados do Censo Mundial de Marcapassos e Desfibriladores, o Brasil perde nesses procedimentos para países vizinhos como Argentina, Uruguai e Chile. Por aqui são implantados 199 dispositivos móveis por milhão de habitantes, enquanto no Chile são 216, na Argentina 382, no Uruguai 578 e em Porto Rico 606 marcapassos por milhão de habitantes.

Em países desenvolvidos esses números são ainda mais expressivos: 746 na Espanha, 762 em Portugal e 1.126 marcapassos por milhão de habitantes nos Estados Unidos. Na França são 1.019, na Itália 1.048 e na Alemanha 1.267.

Durante a Campanha também serão entregues cartilhas com explicações sobre os principais dispositivos eletrônicos implantáveis cardíacos, suas indicações, cuidados pré e pós-operatórios, limitações para prática de esportes e possibilidades de interferências.

Em Cuiabá a campanha será feita no Shopping Pantanal das 14h às 20h.

+ Acessados

Veja Também