Caravana da Transformação já fez mais de 2,2 mil consultas

Redação PH

Redação PH

tribunal de contas celebra 63 anos de fundação

Caravana da Transformação já fez mais de 2,2 mil consultas

A primeira edição da Caravana da Transformação atingiu nesta quinta-feira (14.07) a marca de 2,2 mil consultas oftalmológicas. No primeiro dia de uso do centro cirúrgico móvel, foram realizadas 268 cirurgias. A ação acontece no Parque de Exposições Renê Barbour, em Barra do Bugres e segue até a próxima terça-feira (19.07).

O movimento no local começou logo cedo, às 6h. Desde esse horário os portões foram abertos e houve o início dos atendimentos. Por conta do grande número de pessoas que procuraram a Caravana da Transformação, os trabalho só foram encerrados às 18h30. No total, 398 casos de catarata foram diagnosticados e 49 de pterígio.

Responsável pela organização da iniciativa, o secretário do Gabinete de Governo, José Arlindo de Oliveira Silva, destaca que a Caravana da Transformação já é um sucesso, mesmo estando ainda no terceiro dia, dos sete de atendimento.

"A Caravana da Transformação é um sucesso. Já fizemos mais de 2 mil atendimentos. Neste terceiro dia, o público compareceu em grande número. Estamos seguindo o cronograma que havíamos fixado e estamos felizes com a vinda e participação da população", afirmou o secretário.

Segundo Arlindo, a expectativa da organização é que o público aumente ainda mais neste final de semana. "Temos alguns municípios grandes que ainda não compareceram, um exemplo é Tangará da Serra, estamos superando algumas dificuldades para que todos os municípios possam participar", destacou o secretário.

Arlindo avalia que com a participação dos grandes municípios vizinhos a primeira edição da Caravana da Transformação deve superar os resultados previstos inicialmente.

Ao todo, foram feitos 2.253 consultas, 276 cirurgias e 8.920 procedimentos, que são os exames na visão. Para esta sexta-feira (15.07) são esperadas mais 800 pessoas para consulta e outras 300 para cirurgias.

Áreas de atuação

Lançada pelo governador Pedro Taques no dia 30 de junho, a Caravana da Transformação, além dos atendimentos médicos, terá os “Dias D” (16 e 17 julho), datas em que uma série de serviços serão oferecidos à população.

Serviços

O Governo irá disponibilizar: cadastro e confecção do Cartão SUS, 2ª via de certidões (nascimento, casamento, óbito), Carteira de Trabalho, Carteira de Pescador Amador, CPF, CadÚnico, Carteira de Identidade, foto 3×4, declaração de hipossuficiência, serviço de referência e contrarreferência para a rede de proteção social, inscrição em cursos de capacitação, intermediação de mão de obra e embelezamento.

Oficinas

Serão oferecidas ainda oficinas com os seguintes temas: Postura no mercado de trabalho, sensibilização para o trabalho, orientação aos pais (conflitos familiares), programa de economia criativa, políticas culturais – mapas culturais, sistema estadual de cultura e marco regulatório das organizações da sociedade civil, primeiros socorros e atendimento a acidentes domésticos, resistência ao uso de drogas e prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas.

A Caravana da Transformação ainda realizará serviços complementares de educação para o consumo, processos de segurança, boletim de ocorrência, assistência rural, proteção social, emissão de declaração de hipossuficiência, orientação jurídica, oferta de crédito, fotocópias e plastificação de documentos.

Parceiros

Para realizar o projeto, o Governo do Estado conta com diversos parceiros divididos em duas modalidades. Os parceiros fixos são: WWF Brasil, Senar, Senac, Senai, Incra, Defensoria Pública. Os órgãos do Estado envolvidos são: Unemat, Procon-MT, Samu, MTI, MT Fomento, Intermat, Empaer e Detran-MT.

Cada edição contará com parceiros regionais. Nesta edição, a Caravana da Transformação contará com o apoio do Sindicato Rural de Barra do Bugres, Projeto Inclusão Literária, Galvan – Escola de Cabeleireiro e Grupo Barralcool.

+ Acessados

Veja Também