Caravana da Transformação inova e oferece atendimentos agendados

Redação PH

Redação PH

caravana da transformação inova e oferece atendimentos agendados

Caravana da Transformação inova e oferece atendimentos agendados

A 9ª edição da Caravana da Transformação que começou nesta segunda-feira (19.09), em Juína, conta com uma inovação,os atendimentos passaram a ser agendados previamente, o que evita longas filas e espera por consultas, exames e cirurgias oftalmológicas. Agora, cada uma das 12 prefeituras fizeramo agendamento prévio através de postos do Programa de Saúde da Família (PSF).

O atendimento médico iniciou às 6h, um dos primeiros atendidos foi o senhor Wilson Marques da Silva, aposentado, de 68 anos, que soube da Caravana da Transformação através do aplicativo Whatsapp. Ele conta que logo procurou o posto de saúde próximo dasua casa e conseguiu o agendamento para ser atendido no primeiro dia.

“Fui um dos primeiros a correr atrás para saber mais informações. Estou gostando muito do atendimento aqui, o pessoal é muito atencioso com todos. Estou muito satisfeito, o governo está de parabéns pela organização. Tudo muito bem feito. Antes das 8h fui consultado, já tive a cirurgia marcada para amanhã, só estou esperando o exame pra ir embora. Enquanto isso, em Cuiabá eu paguei R$ 7,5 mil e tive que passar o dia inteiro lá para ser consultado antes da cirurgia”, relatou ao mostrar o olho direito já operado em uma clínica particular da Capital.

De Gaúcha do Norte, o senhor Joaquim Bernardo dos Santos, aposentado, conta que aguardava há um ano na fila para fazer cirurgia de catarata nos dois olhos, até que soube da Caravana da Transformação e foi designado pela Secretaria Municipal de Saúde de Gaúcha do Norte para ser atendido na Caravana. “Está muito bom o atendimento aqui, estou gostando muito. Cheguei cedo, às 5h, fui atendido e vou dormir aqui por esses dias no alojamento para fazer a cirurgia”, comentou.

O secretário de Estado de Governo e coordenador-geral da Caravana da Transformação, José Arlindo de Oliveira, conta que o Governo do Estado sempre buscou a maior organização possívelpara que não houvessetumulto.

“Com o agendamento prévio melhorou muito. Desde a primeira edição a gente vem sonhando com esse funcionamento porque evita a demanda espontânea, que pode ser muito superior ao que se pode atender. Também facilita o contato com o quem foi atendido. É possível ligar para saber o motivo da falta em uma consulta ou mesmo nos procedimentos do pós-operatório, que é importante”, avaliou.

O prefeito de Juína, Altir Peruzzo, destacou que a organização, através dos agendamentos, facilitou o acesso da população aos serviços oferecidos pela Caravana da Transformação. Ressaltou quetodas as pessoas com atendimento agendado para esta segunda-feira, chegaram antes das 8h, com calma, evitando correria e filas gigantescas.

“A organização está impecável, o espaço, por algumas razões, também facilitou e tenho certeza que será um sucesso”, disse ao avaliar o primeiro dia da ação do Estado no município.

Juína tem a maior quantidade de pacientes sendo atendidos neste primeiro dia. Também há moradores de outras cidades, como Gaúcha do Norte e Juara nesta segunda-feira. Ao todo, serão atendidos 12 municípios. Contemplando além de Juína, os municípios de Aripuanã, Comodoro, Juruena, Porto dos Gaúchos, Juara, Brasnorte, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Tabaporã e Rondolândia.

A empresa 20/20 Serviços Médicos presta os serviços de consultas e cirurgias em unidades móveis na Caravana da Transformação. Para atender toda a demanda, a empresa conta com o apoio de 110 pessoas, entre a equipe médica e atendentes. Além disso, a iniciativa do Governo de Mato Grosso conta com o apoio de 40 voluntários da cidade.

A 9ª edição da Caravana da Transformação está instalada no Centro de Eventos de Juína. Contará com a presença do governador Pedro Taques a partir de quinta-feira (21.09). De 19 a 24 de setembro serão realizadas as consultas e exames oftalmológicos. Já as cirurgias, iniciamnesta (20.09) e vão até o dia 29 de setembro.

Cidadania

Os Dias D de Cidadania nesta edição acontecerão durante três dias: 21 e 22 de setembro, das 8h às 16h e 23 de setembro, das 8h às 12h. Os serviços oferecidos durante a iniciativa são abertos ao público em geral e vão desde a emissão de documentos, orientações jurídicas, oficinas, palestras, mutirão fiscal, testes de DNA, atendimento ao servidor público, exposições, entre outros

+ Acessados

Veja Também