Caravana confirma potencial da região Oeste

caravana confirma potencial da região oeste



Diagnosticar as potencialidades do Oeste mato-grossense, valorizando a vocação regional, buscar recursos estaduais e federais para investimentos locais, além de debater novas estruturas para segurança de fronteira. Estes são os objetivos das visitas técnicas, realizadas pela 'Caravana da Integração', formada por equipes dos governos Federal e Estadual, técnicos do Ministério da Integração e deputados.
Nesta quarta-feira (19), o grupo percorreu mais de 445 km nas visitas às cidades de Cáceres e Pontes e Lacerda. A comitiva é composta pelos deputados federal, Ezequiel Fonseca (PP), e estaduais, Wancley Carvalho (PV), Adriano Silva (PSB) e Dr. Leonardo (PDT), além do diretor do Departamento de Gestão de Políticas de Desenvolvimento Regional, do Ministério da Integração Nacional, Wellington Simões, e representantes da Empaer, Ceasa e SEAF.
A primeira parada foi em Cáceres, onde o grupo foi recebido pelo prefeito Francis Maris (PSDB). Após apresentação das potencialidades e desafios do Município, foi visitada a área onde será implantada a Zona de Processamento e Exportação (ZPE). A comitiva também conheceu a sede temática da Secretaria de Indústria e Comércio, Meio Ambiente e Turismo (Sicmatur).
Para Adriano, a hidrovia Paraguai-Paraná tem um papel fundamental para o desenvolvimento da região, pois se tornará um dos principais corredores de escoamento da produção local para os países do Mercosul. "Temos uma posição geográfica privilegiada. Estamos no centro do continente. Portanto, produzir e exportar daqui para qualquer lugar da América do Sul é uma estratégia fundamental para a integração comercial, determinada pela fluidez e abundância das águas do Paraguai", observou.
Depois foi a vez da cidade de Pontes e Lacerda, onde a equipe foi recebida pelo prefeito Donizete Barbosa (PSDB), no campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Os deputados estaduais Wancley Carvalho (PV) e Adriano Silva (PSB), que já foram servidores da instituição, conduziram a caravana para uma conversa rápida com o coordenador da unidade, Eurico Souza. Na ocasião, o deputado federal Ezequiel Fonseca falou das emendas parlamentares destinadas à instituição.
Em seguida, a visita foi realizada no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que atende cerca de mil alunos da região, com aproximadamente 60 professores e 35 técnicos. Além da vocação econômica, a região também somos é polo educacional, com cursos estratégicos em várias instituições.
Para Wancley, que reside em Pontes e Lacerda, a bandeira do desenvolvimento regional tem pautado sua atuação no parlamento, juntamente com deputados da região. "Nossas visitas não são políticas, mas técnicas. Estamos mostrando ao secretário e representantes do ministério da Integração as oportunidades de negócio, caminhos para desenvolvimento; mas para isso necessitamos de recursos", pontuou o deputado que coordena a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Região oeste, na ALMT.
Na ocasião, deputado federal Ezequiel Fonseca destacou a importância do diagnóstico das potencialidades, vocações dos municípios e cadeias produtivas existentes na região. "A proposta é fazer com que os municípios se organizem para que os governos Federal e Estadual possam injetar os recursos necessários para aumento da capacidade econômica, dentro de um plano estratégico de desenvolvimento regional".
Durante a noite, os presidentes dos Consórcios Intermunicipais Vale do Guaporé e Nascente do Pantanal, Valmir Moretto (DEM) e Maria Menea (PSD), respectivamente, apresentaram dados técnicos dos municípios representados. "Reconhecemos a importância dessa região, e por isso aqui será desenvolvido o primeiro plano de desenvolvimento regional, que posteriormente será realizado em todos os 15 consórcios existentes no estado", afirmou o secretário de Desenvolvimento Regional de Mato Grosso, Eduardo Moura.
Ao fim do primeiro dia de visita, o secretário de Desenvolvimento Regional, do ministério da Integração Nacional, Alexandre Chumbinho, confirmou que o governo federal vai apoiar a implantação do Plano de Desenvolvimento Regional para Mato Grosso. "Viemos firmar uma parceria para esse trabalho, e encontramos no Governo do Estado, Assembleia Legislativa, bancada federal, prefeitos, consórcios e setor acadêmico robustez necessária; temos inúmeras oportunidades e desafios", finalizou.
Já nesta quinta-feira (18) a 'Caravana da Integração' realizará visitas técnicas às cidades de Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D'Oeste e Curvelândia receberem grupo. Na sexta-feira (19), em Cuiabá, a caravana se reunirá com secretários Estado, com o intuito de apresentar um relatório prévio das visitas.