Capivara invade casa em cidade na região do Pantanal em MT

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

Uma capivara invadiu uma casa, em Cáceres, a 250 km de Cuiabá, nesta terça-feira (13). O funcionário público Junior Cesar Seonaca estava na residência, localizada no Bairro Cidade Alta, quando foi surpreendido com a chegada do animal. O portão estava aberto e o animal entrou.

"Meu primo estava indo trabalhar e, quando ele abriu o portão, a capivara entrou. Ela [capivara] estava desesperada e entrou no banheiro", disse.

Junior disse que trancou a capivara no banheiro e acionou a Polícia Ambiental, que não pode fazer o resgaste por falta de efetivo. Como não conseguiu ajuda, Junior soltou o animal em um corrégo próximo ao bairro.




A subtenente Rosana Mendes , da 4ª Companhia de Polícia Militar de Proteção Ambiental, em Cáceres, informou que a companhia atende 22 munícipios e tem somente quatros policiais por dia para atender a demanda. E, por isso, não conseguiu atender a ocorrência naquele momento.

A gerente e coordenadora do zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sandra Helena Ramiro Corrêa, explica que casos como esses ocorrem, pois o meio onde esses animais vivem estão sendo destruídos.

"A capirava são do cerrado e nós estamos invadindo o ambiente deles. Eles não têm para onde ir e acabam indo para o meio urbano e até residências", explicou.

Sandra Ramiro disse que, em casos como esse, é importante a população evitar contato com o animal e acionar a Policia Ambiental, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) ou até mesmo o Corpo de Bombeiros.

"A capirava é extramente selvagem, não é um animal acostumado com esse contato e, por defesa, ele pode agredir", explicou.