Câncer de próstata matou 40 homens em 2014 no Acre, diz Saúde

Redação PH

Redação PH

ter um ápice de prazer por dia reduz em 22% chances de desenvolver câncer de próstata, revela estudo

Câncer de próstata matou 40 homens em 2014 no Acre, diz Saúde

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) apontam que 40 homens morreram de câncer de próstata em 2014 no Acre. Em 2013, foram registradas 38 mortes. Os números servem de alerta para a campanha 'Novembro Azul', apoiada pela secretaria.

A ideia principal da ação durante todo o mês, é incentivar os cuidados que o homem deve ter com a saúde em geral.

O urologista e gerente do Programa da Saúde do Homem, Mauro Trindade, lamenta as mortes por câncer, não apenas entre os homens, e afirma que o estado tem feito campanhas de conscientização durante todo o ano. "Com os anos, mais pessoas descobrem que têm a doença, possuem mais acessibilidade, o que aumenta o conhecimento dos casos", informa.

Trindade reforça que a campanha serve para educar o homem e fazer com que ele crie o hábito de procurar os serviços de saúde cada vez mais cedo. Segundo ele, existem três fatores responsáveis pelas doenças do homem moderno: má alimentação, estresse e o sedentarismo.

"O cuidado do homem com a saúde caminha aos poucos, e as doenças são várias. Por isso, queremos abranger os cuidados como um todo. Isso vai fazer com que eles tenham uma vida saudável", explica.

Ainda segundo o urologista, o câncer ocorre pela união de dois fatores: genética e maus hábitos, principalmente com a alimentação. De acordo com ele, pequenas questões como comer menos fritura, controlar a quantidade de sal e açúcar ajudam ao envelhecimento saudável, além da prática de exercício físicos.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Novembro Azul é um movimento originado na Austrália, em 2003. Desde esta época, o mês se tornou emblemático para a realização de estratégias de conscientização sobre a saúde do homem.

+ Acessados

Veja Também