Campus da UFMT de Rondonópolis pode se transformar em universidade até o fim do ano

Redação PH

Redação PH

seduc proporciona pedagogia diferenciada a estudantes estrangeiros

Campus da UFMT de Rondonópolis pode se transformar em universidade até o fim do ano

A criação da Universidade Federal do Cerrado (UFCer) em Rondonópolis, no Sul de Mato Grosso, deve acontecer até o final do ano, dentro do processo de expansão universitária, prevista no Plano Nacional de Educação (PNE). A informação foi dada nesta quarta-feira, 4, pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT), após encontro da reitora da UFMT, Maria Lucia Cavalli Neder e o pró-reitor do Campus de Rondonópolis, Javert Melo, com o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Jesualdo Pereira Farias.

Na reunião técnica, foram discutidos todos os itens do processo de emancipação do campus da UFMT, que dará base a criação da UFCer. “Há algumas demandas que vão ser cumpridas imediatamente” – informou a reitora. A criação da universidade é um dos projetos mais avançado e qualificado dentre todos da mesma modalidade em tramitação no Ministério da Educação.“Pelo que ficou convencionado nesse encontro, falta muito pouco para a finalização do processo de emancipação” – disse Javert Melo. Segundo ele, a UFCer, uma vez criada, terá autonomia financeira e deverá atender as regiões Sul e Sudeste de Mato Grosso.

“Nós, que integramos a bancada de Mato Grosso, estamos todos empenhados nesse trabalho. Eu, o senador Blairo [Maggi] e o senador [José] Medeiros, os deputados federais, todos, indistintamente, estamos lutando para que esse campus se transforme na tão sonhada Universidade Federal do Cerrado” – disse Wellington.

O senador do PR-MT lembrou que já manteve entendimentos com o ministro Aloizio Mercadante, no dia de sua posse, ocorrida no Palácio do Planalto. Na ocasião, o parlamentar obteve do ministro o compromisso de acelerar esse processo de emancipação.

Wellington disse que tão logo as discussões se encerrem no Ministério da Educação, reunirá a bancada de Mato Grosso para uma audiência com a presidente Dilma Rousseff para buscar dela o apoio ao projeto. “É um sonho antigo que esperamos ver realizado em breve. Estamos trabalhando firme nesse propósito” – disse o senador.

ESTRUTURA – Criado em 1976, o Campus de Rondonópolis, que se transformará em Universidade Federal do Cerrado, conta com seis blocos de salas de aula e laboratórios (A, B e C), o prédio da biblioteca, o anfiteatro com acomodação para 250 pessoas; o prédio do Núcleo de Estudos e Atividades da Terceira Idade, o prédio do laboratório de Climatologia, o Centro Meteorológico e construções menores, que abrigam a Prefeitura do Campus, Almoxarifado, Centros Acadêmicos, dentre outros.

O centro conta ainda com 22 cursos de graduação para atender Rondonópolis e região: Pedagogia, História, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas, Letras (com Habilitação em Português e em Inglês), Ciências Contábeis, Biblioteconomia, Licenciatura em Informática, Zootecnia, Psicologia, Enfermagem, Engenharia Mecânica, Engenharia Agrícola e Ambiental, e Administração (modalidade EAD). Além disso, há três cursos de mestrado e um de doutorado. Ao todo, o campus atende 300 professores e mais de 5 mil alunos.

+ Acessados

Veja Também