Caminhão do projeto “Nossa Energia” chega à Rondonópolis

Redação PH

Redação PH

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

Caminhão do projeto “Nossa Energia” chega à Rondonópolis

Os caminhões do projeto Nossa Energia começaram a percorrer o interior de Mato Grosso. A primeira cidade visitada é Rondonópolis, onde cinco escolas serão visitadas por uma das unidades móveis até o dia 09 de outubro. O projeto Nossa Energia é uma iniciativa da Energisa e foi lançada em agosto, com o objetivo de ensinar de maneira lúdica a usar a energia sem desperdício. O projeto teve investimentos de cerca de R$ 7,1 milhões, por meio do Programa Energia Eficiente.

O caminhão chegou ao município e já visitou a escola Gisélio da Nóbrega, nos dias 29 e 30 de setembro. Até sexta-feira, dia 02 de outubro, estará no CPAC São José. Nos dias 05 e 06 de outubro será a vez dos alunos da escola Arão Gomes Bezerra aprenderem um pouco mais sobre consumo consciente de energia. Depois, o caminhão irá para a escola Princesa Isabel, onde ficará nos dias 07 e 08, e então, no dia 09 de outubro, seguirá para a escola Professora Gildázia Souza Pirozzi.

Com o projeto, alunos de todo o estado poderão conhecer os caminhões climatizados e completamente adaptados para se transformarem em uma espécie de laboratório, equipados com tecnologia de ponta, incluindo projeções interativas e a realização de experiências que fixam conceitos sobre o uso eficiente e seguro de energia elétrica. No total, o projeto conta com três caminhões e a meta que visitar mais de uma região ao mesmo tempo.

Ao chegar às escolas, a lateral do baú do caminhão do Nossa Energia se expande e se transforma em uma sala de aula/laboratório, com um projetor multimídia, um comparador de lâmpadas incandescente, fluorescente compacta e LED – com orientações sobre os gastos com energia em cada um delas, e equipamentos para demonstração de geração de energia eólica, fotovoltaica e hidráulica, entre outros equipamentos.

Enquanto os alunos estiverem no caminhão acompanhando a apresentação e as experiências, os professores passarão por uma capacitação, para que eles possam trabalhar o tema em sala de aula. Em cada escola que o caminhão passar ficará ainda um kit de apostilas com material didático com o que foi ensinado para as crianças e professores. As escolas parceiras não terão custo algum. Para abranger o maior número possível de alunos, o objetivo é fazer parcerias com instituições de ensino públicas – secretarias estadual e municipais de Educação – e privadas.

+ Acessados

Veja Também