Câmara de Acorizal deve cobrar transparência das contas da prefeitura

Redação PH

Redação PH

procon notifica cdl para que cobranças diferenciadas fiquem claras aos consumidores

Câmara de Acorizal deve cobrar transparência das contas da prefeitura

Emitido parecer prévio favorável às contas de governo de Acorizal, exercício de 2015, gestão de Arcílio Jesus da Cruz. O relator das contas, conselheiro Valter Albano, apresentou seu voto durante a sessão do dia 20 e obteve aprovação unânime do Pleno do TCE-MT.

Foi recomendado à Câmara do Município de Acorizal que determine ao chefe do Poder Executivo Municipal que elabore e implemente Plano Estratégico no âmbito da Prefeitura, mediante a aprovação do Poder Legislativo Municipal, a fim de reverter as avaliações negativas dos resultados dos indicadores da Educação e da Saúde que apresentaram piora nas médias nacional, estadual, e, em relação ao próprio desempenho demonstrado em 2014.

Outra recomendação é que o Executivo cumpra o limite estipulado no art. 20, inc. III, b, da Constituição da República para os gastos com pessoal, adotando as providências orientadas pelos artigos 22 e 23 da Lei de Responsabilidade Fiscal. Também é preciso efetuar o repasse integral do duodécimo no prazo fixado pelo art. 168 da Constituição da República, a fim de não incorrer em crime de responsabilidade. Ao mesmo tempo que garanta a necessária dotação de recursos aos Conselhos Municipais em sua Lei Orçamentária Anual, para o bom e perfeito desenvolvimento de suas atividades.

Outro problema encontrado nas contas de governo do prefeito Arcílio Jesus é quanto a transparência. O relator recomendou que é preciso atender a legislação quanto à realização das audiências públicas para elaboração da LDO e LOA, da avaliação das metas fiscais de cada quadrimestre. “É preciso que as contas de governo fiquem à disposição dos cidadãos na Câmara Municipal, em atendimento à exigência do art. 49 da LRF, bem como publique os relatórios resumidos da Execução Orçamentária e de Gestão Fiscal, nos termos do art. 48, inc. II.

+ Acessados

Veja Também